Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita do premiado artista Schwanke

Nova reabertura segue protocolos de segurança, como limitação de público

Nesta terça-feira (04/05), o Museu Oscar Niemeyer abre novamente as portas ao público depois de ficar mais de 60 dias fechado devido às restrições impostas pela Secretaria de Estado de Saúde. Durante a pandemia, o museu já fechou e reabriu outras duas vezes.
Como novidade nesta terceira reabertura, estreia uma nova exposição: “Schwanke, uma Poética Labiríntica”, concebida exclusivamente para o espaço do Olho. É uma retrospectiva do trabalho do artista Luiz Henrique Schwanke (1951-1992), desde a década de 1970 até as últimas produções, num total de mais de 150 obras, mais de 70% inéditas.

VEJA TAMBÉM: Curitiba tem o único museu ferroviário do Brasil instalado dentro de um shopping

“Ao visitar a mostra, o público terá a oportunidade de encontrar um conjunto de obras múltiplas que permitem não apenas contemplar, mas que instigam”, comenta a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.
O premiado artista tem em sua obra a singularidade de permitir diferentes abordagens e se estender por variadas formas, o que inclui desenhos, pinturas, livros, objetos, esculturas e instalações, num conjunto complexo e surpreendente.

Exposição é uma retrospectiva do trabalho do artista, falecido em 1992. Foto: Kraw Penas/SECC

“A obra de Schwanke é um campo de inquietação e desassossego e se constitui em um verdadeiro labirinto”, diz a curadora Maria José Justino. “Entrar em sua obra é um convite a percorrer caminhos que oferecem diversas linguagens e, quando acreditamos encontrar a saída, não passa de novas sendas para outras rotas, outras paragens e novos sentidos”, afirma a  superintendente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira. A exposição conta com o apoio do Instituto Luiz Henrique Schwanke.

Protocolos de segurança

A reabertura segue medidas de segurança sanitárias, como limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o museu, para garantir o distanciamento. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. O protocolo de segurança completo está disponível AQUI.
O horário de funcionamento é das 10h às 18h, de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br.
O museu está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img