Início Baratinho Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita do premiado artista Schwanke

Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita do premiado artista Schwanke

Nova reabertura segue protocolos de segurança, como limitação de público

Nesta terça-feira (04/05), o Museu Oscar Niemeyer abre novamente as portas ao público depois de ficar mais de 60 dias fechado devido às restrições impostas pela Secretaria de Estado de Saúde. Durante a pandemia, o museu já fechou e reabriu outras duas vezes.
Como novidade nesta terceira reabertura, estreia uma nova exposição: “Schwanke, uma Poética Labiríntica”, concebida exclusivamente para o espaço do Olho. É uma retrospectiva do trabalho do artista Luiz Henrique Schwanke (1951-1992), desde a década de 1970 até as últimas produções, num total de mais de 150 obras, mais de 70% inéditas.

VEJA TAMBÉM: Curitiba tem o único museu ferroviário do Brasil instalado dentro de um shopping

“Ao visitar a mostra, o público terá a oportunidade de encontrar um conjunto de obras múltiplas que permitem não apenas contemplar, mas que instigam”, comenta a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.
O premiado artista tem em sua obra a singularidade de permitir diferentes abordagens e se estender por variadas formas, o que inclui desenhos, pinturas, livros, objetos, esculturas e instalações, num conjunto complexo e surpreendente.

Exposição é uma retrospectiva do trabalho do artista, falecido em 1992. Foto: Kraw Penas/SECC

“A obra de Schwanke é um campo de inquietação e desassossego e se constitui em um verdadeiro labirinto”, diz a curadora Maria José Justino. “Entrar em sua obra é um convite a percorrer caminhos que oferecem diversas linguagens e, quando acreditamos encontrar a saída, não passa de novas sendas para outras rotas, outras paragens e novos sentidos”, afirma a  superintendente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira. A exposição conta com o apoio do Instituto Luiz Henrique Schwanke.

Protocolos de segurança

A reabertura segue medidas de segurança sanitárias, como limite de pessoas para visitação nas salas expositivas e em todo o museu, para garantir o distanciamento. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. O protocolo de segurança completo está disponível AQUI.
O horário de funcionamento é das 10h às 18h, de terça a domingo. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria ou no site www.museuoscarniemeyer.com.br.
O museu está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. Mais informações no Facebook, no Instagram ou no museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa, onde estão sendo disponibilizadas diversas atividades virtuais.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

Sair da versão mobile