Aulas serão ministradas por profissionais renomados da cena nacional
Com o objetivo de integrar os círculos da dança amadora em mais um evento de alcance nacional, a Mostra Paranaense de Dança realiza sua 13ª edição totalmente on-line nos dias 24 e 25 de abril. Para “esquentar” o público, estão programadas sete oficinas virtuais gratuitas, que serão realizadas em 17 e 24 de abril.
VEJA TAMBÉM: Escola de Dança Teatro Guaíra completa 65 anos de coreografias e prêmios
“Nosso interesse foi contemplar o maior número possível de linguagens nas oficinas dessa edição, para que os participantes tenham várias opções”, explica a coordenadora da Mostra Paranaense de Dança, Simone Bönisch. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG).
As oficinas terão duração de 1h30 e serão realizadas pelo aplicativo Zoom. As inscrições devem ser feitas no site eventos.ababtg.org.br/oficinas.
AGENDA DAS OFICINAS
17 de abril
Pilates e Fortalecimentos para Dança
Horário: 10h
Estudantes e professores de dança, assim como o público em geral, poderão participar desse aulão intensivo baseado na reeducação do movimento. São exercícios que aumentam a flexibilidade e a força muscular, melhoram a respiração, corrigem a postura e previnem lesões. O professor Daniel Siqueira é bailarino profissional há mais de 25 anos, com experiência no Balé Teatro Guaíra e na Cisne Negro Cia de Dança, além de ter certificação completa em Pilates pelo DeMarkondes Pilates Curitiba e Physicalmind Institute de Nova York.
Balé Clássico Intermediário
Horário: 13h30
Os exercícios de barra e centro do balé clássico serão abordados de forma a melhorar resultados e ajudar a prevenir lesões. O professor Ian Mickiewicz, que é preparador de elenco, ensaiador, diretor e coreógrafo de grupos e de diversas companhias de dança, traz ainda outras abordagens da arte do balé para atualizar os participantes.
Laboratório de Danças Urbanas
Horário: 15h
O coreógrafo Raphael Fernandes se define como “artista multitarefa, curioso e ativista social, um excêntrico corpo em movimento”. Com ele, o público terá a chance de experimentar essa linguagem que nasce da inquietação das ruas. Desde 2001, ele desenvolve sua linguagem na dança a partir de conceitos do breaking e da filosofia hip hop, como dançarino, artista, coreógrafo, diretor de movimento e professor.
Balé Clássico Adulto
Horário: 17h30
Graduado pelo método Royal Academy of dancing, de Londres, e pelo Método Escuela Cubana, o professor Erickson Oliveira irá enfatizar a sobreposição corporal, de forma a desenvolver a memorização, coordenação motora, concentração, musicalidade e a construção técnica de cada movimento do balé. Será uma super oportunidade para aprimorar técnicas e o contexto artístico de cada uma delas.
24 de abril
Dança Contemporânea
Horário: 10h
Estudantes, bailarinos e outros interessados nos estudos do corpo poderão reconhecer e aprimorar seus padrões musculares para refinar movimentos poéticos. Patrícia Machado, professora e pesquisadora em dança contemporânea, desenvolve trabalhos coreográficos e intervenções urbanas, e tem experiência em companhias da Espanha, Holanda, Portugal e Brasil. Cada aluno trará suas memórias e repertórios para intensificar desejos de maneira criativa.
Balé Clássico Infantil
Horário: 13h30
Em uma aula livre, com referências ao Grade II e III do método Royal Academy of Dancing, os alunos irão assimilar o reconhecimento dos membros superiores e inferiores, assim como a coordenação dos movimentos aplicados. O professor Erickson Oliveira tem experiência no ensino adulto e infantil e é graduado pelo método Royal Academy of dancing, de Londres, e pelo Método Escuela Cubana.
Tudo é Jazz
Horário: 15h
Juliana Caillot aborda nesta aula o jazz de maneira global em diferentes vertentes, como lírico, contemporâneo e musical. O objetivo é estimular a busca por um corpo forte, técnico e bem preparado dentro do jazz, de forma híbrida e versátil. Para isso, ela conta com a graduação em Educação Física, pós-graduação no Método Pilates e Condicionamento Físico pela PUC-PR.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.