“Meninas e Mulheres nas Ciências” lança jogo da memória on-line sobre cientistas negras

Jogo faz alusão às cientistas presentes em livro lançado no último mês

O Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências” acaba de lançar um jogo da memória on-line em que as “peças” fazem alusão às cientistas presentes no livro de passatempos “Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1”.
Na atividade gratuita, o jogador deve encontrar pares dos rostos de nove mulheres relevantes para a ciência brasileira. A ideia é que o participante grave na memória o rosto dessas personalidades, que simbolizam as grandes áreas de conhecimento.
Baixe gratuitamente o jogo aqui
Estão estampadas nas peças a Neusa Santos Souza (Mestre em Psiquiatria), a Rita de Cássia dos Anjos (Doutora em Física), a Enedina Alves Marques (Engenheira Civil), a Katemari Rosa (Doutora em Educação Científica), a Simone Maria Evaristo (Mestre em Citologia), a Sueli Carneiro (Doutora em Filosofia), a Nilma Bentes (Engenheira Agrônoma), a Luiza Bairros (Mestre em Ciências Sociais) e a Conceição Evaristo (Doutora em Literatura).
O livro de passatempos “Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1”, lançado no último mês, tem o intuito de divulgar o protagonismo das cientistas negras brasileiras, impulsionando a educação e divulgação científica em uma perspectiva descolonizadora e humanizadora.
A publicação aborda os assuntos por meio de atividades lúdicas, tais como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir. São contadas as trajetórias de 14 cientistas negras brasileiras de diferentes campos de conhecimento.

Educação de qualidade

Outro intuito do projeto é impulsionar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para as temáticas de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução da Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

VEJA TAMBÉM: Prêmio Biblioteca Digital lança coleção gratuita com e-books vencedores

O projeto lançará ainda outros passatempos em formato on-line sobre o tema. Também estão em produção materiais didáticos analógicos, como livros impressos e jogos. A partir de 2021, escolas e a comunidade poderão realizar empréstimos para o trabalho em sala de aula e/ou remoto.
Mais informações sobre as ações e produtos do “Meninas e Mulheres nas Ciências” estão disponíveis no blog, no Facebook e Instagram. Quem desejar entrar em contato com o projeto, pode enviar e-mail para mulheresnasciencias.ufpr@gmail.com.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.