Iniciativa popular conta com doações e trabalho voluntário para lembrar as mais de 2.500 mortes pela doença na capital
Nesta semana, o coletivo Movimento Levante inaugurará um memorial para os milhares de mortos por covid-19 em Curitiba. A iniciativa surgiu entre pessoas que só se conhecem virtualmente, mas que queriam fazer algo concreto na crise que vive a cidade e o país.
“Escolhemos homenagear os mortos pela Covid-19 como nossa primeira ação porque é preciso lembrar quem pagou o preço pela falta de prevenção e de cuidado nessa situação grave em que vivemos”, explica a empresária Janaína Santos.
O memorial terá milhares de fitas coloridas, uma para cada vítima, e será montado no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade. As pessoas que perderam entes queridos e queiram lembrá-los e homenageá-los também poderão prender mensagens ou escrever nas fitas. O grupo se inspirou em um memorial semelhante criado pela Igreja Metodista Trinity United, em Madison, no estado Wisconsin, nos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM: Semeando o amor em um ano de pandemia
A homenagem começará a ser montada às 10h desta terça-feira (26/01) e voluntários podem se inscrever via whatsapp neste link. Já quem desejar doar fitas para o memorial, deve entregar de hoje até às 9h, uma hora antes do início da montagem, no Cosmos Gastrobar (Alameda Presidente Taunay, 543 – Batel).
Até o último boletim divulgada nesta segunda (25/01) Curitiba já registrou a morte de 2.563 pessoas por covid-19. “São pessoas, o amor, a família de alguém. Não são números. São vozes que foram caladas. E como foram caladas, temos que falar por elas”, comenta o ativista Augusto Menna Barreto.
Mais informações sobre o coletivo Movimento Levante estão disponíveis no Facebook e Instagram.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.