Meio ambiente e mulheres na ciência são temas de livro infantil gratuito de atividades

“Brincando e Aprendendo Sobre o Meio Ambiente” pode ser baixado gratuitamente em PDF

Na última segunda-feira (12/10), data em que é comemorado o Dia das Crianças, aconteceu o lançamento do livro educacional de passatempos “Brincando e Aprendendo Sobre o Meio Ambiente”, que tem download gratuito. A obra aborda educação ambienta e divulgação de mulheres cientistas por meio de uma linguagem atrativa para as crianças, trazendo passatempos como palavras-cruzadas, caça-palavras, labirinto, desenhos para colorir e jogo dos sete erros.
Acesse o livro gratuitamente aqui
Por meio de uma palavra cruzada, as crianças podem conhecer os principais tipos de resíduos que podem ser separados e reciclados. Em um jogo de labirinto, é apresentado um breve relato da pesquisa realizada por Graziela Maciel Barroso, conhecida com a “Primeira Dama da Botânica no Brasil”. Já a partir de um jogo de caça-palavras, são explicadas algumas espécies de árvores que podem ser plantadas.
A produção é resultado de uma ação conjunta dos Projetos de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado pela professora Glaucia Pantano, e “Meninas e Mulheres nas Ciências”, coordenado pela professora Camila Silveira, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

As coordenadoras foram as idealizadoras do livro, que foi ilustrado pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Química, Amanda Ribeiro da Rocha. Já as atividades foram elaboradas por graduandas e graduandos do curso de química da UFPR, Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Elibelto de Almeida Domingues.

VEJA TAMBÉM: Como escolher o livro certo para cada faixa etária

“Com o livreto esperamos sensibilizar as crianças sobre ações simples que podem ser realizadas para preservar o meio ambiente, bem como queremos mostrar para as meninas que existem excelentes mulheres cientistas, que podem ser inspiração para aquelas que almejarem uma carreira científica”, explicam as coordenadoras do projeto.
O projeto seguiu a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), que compõe 17 objetivos e 169 metas que objetivam a construção de um mundo mais sustentável, próspero, igualitário e justo até 2030. O livro contribui de forma geral com os ODS 4, 5 e 6, e especificamente com o 15, que abrange a temática proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas.