Meio ambiente e mulheres na ciência são temas de livro infantil gratuito de atividades

“Brincando e Aprendendo Sobre o Meio Ambiente” pode ser baixado gratuitamente em PDF

Na última segunda-feira (12/10), data em que é comemorado o Dia das Crianças, aconteceu o lançamento do livro educacional de passatempos “Brincando e Aprendendo Sobre o Meio Ambiente”, que tem download gratuito. A obra aborda educação ambienta e divulgação de mulheres cientistas por meio de uma linguagem atrativa para as crianças, trazendo passatempos como palavras-cruzadas, caça-palavras, labirinto, desenhos para colorir e jogo dos sete erros.

Acesse o livro gratuitamente aqui

Por meio de uma palavra cruzada, as crianças podem conhecer os principais tipos de resíduos que podem ser separados e reciclados. Em um jogo de labirinto, é apresentado um breve relato da pesquisa realizada por Graziela Maciel Barroso, conhecida com a “Primeira Dama da Botânica no Brasil”. Já a partir de um jogo de caça-palavras, são explicadas algumas espécies de árvores que podem ser plantadas.

A produção é resultado de uma ação conjunta dos Projetos de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado pela professora Glaucia Pantano, e “Meninas e Mulheres nas Ciências”, coordenado pela professora Camila Silveira, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

As coordenadoras foram as idealizadoras do livro, que foi ilustrado pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Química, Amanda Ribeiro da Rocha. Já as atividades foram elaboradas por graduandas e graduandos do curso de química da UFPR, Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Elibelto de Almeida Domingues.

VEJA TAMBÉM: Como escolher o livro certo para cada faixa etária

“Com o livreto esperamos sensibilizar as crianças sobre ações simples que podem ser realizadas para preservar o meio ambiente, bem como queremos mostrar para as meninas que existem excelentes mulheres cientistas, que podem ser inspiração para aquelas que almejarem uma carreira científica”, explicam as coordenadoras do projeto.

O projeto seguiu a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), que compõe 17 objetivos e 169 metas que objetivam a construção de um mundo mais sustentável, próspero, igualitário e justo até 2030. O livro contribui de forma geral com os ODS 4, 5 e 6, e especificamente com o 15, que abrange a temática proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

Colabore com o Curitiba de Graça e seja um benfeitor do jornalismo cultural Ao menos, nos últimos dois anos, você...

Pedreira Paulo Leminski tem estreia do filme “Como cães e gatos 3: Peludos Unidos!”

O terceiro filme da franquia terá várias sessões neste fim de semana, no Planeta Drive-In Curitiba Nesta semana, o Planeta Drive-In Curitiba, na Pedreira Paulo...

Brasis no Paiol em Casa anuncia edição de outubro com dez shows

Em outubro, apresentações do Brasis no Paiol serão de artistas do Paraná e São Paulo Enquanto a vacina do coronavírus não chega, o Brasis no...

Seis editoras brasileiras se unem para incentivar a diversidade e tolerância religiosa

Projeto "Andar com Fé eu Vou" disponibiliza oito audiolivros gratuitos para promover a tolerância religiosa Para ajudar a promover a diversidade e tolerância religiosa, seis...

Associação Socorro aos Necessitados faz live para iniciar comemorações de seu centenário

Aniversário de 100 anos da Socorro aos Necessitados terá vários eventos ao longo do próximo ano Em 2021, a Socorro aos Necessitados completará 100 anos,...

Veja Também

close-link