Como escolher o livro certo para cada faixa etária

Que tal presentear com livros ao invés de brinquedos? Se bem escolhido, o livro pode agradar tanto quanto o brinquedo e ensinar muito mais

Por Irma Bicalho

Com a proximidade do dia das crianças, tem muito adulto pensando em qual brinquedo vai investir para agradar os pequeninos. Um brinquedo novo é realmente motivo de muita alegria, mas a questão é: livro também é brinquedo? Livros divertem, estimulam a imaginação, ensinam sobre um universo de assuntos diferentes. Até aqui podemos dizer que, se não é um brinquedo, o livro pode ser considerado uma boa opção para substituí-lo. Com vantagens, se pensar bem, pois o livro aproxima a criança da linguagem, da leitura e da escrita.

Se você se interessou pela ideia de presentear uma criança com um livro ao invés de um brinquedo, mas ainda se sente inseguro na hora de escolher o exemplar para a idade da criança, darei algumas dicas que poderão orientá-lo. Mas, vale salientar que tudo vai depender da situação. Por exemplo, se você vai ler para seu filho, pode escolher uma história que seja comovente para os dois, assim, não importa se o texto é um pouco mais complexo para a idade dele, pois haverá uma interação entre vocês. Outro exemplo: a criança tem cinco anos, mas adora insetos. Então, é bem provável que o livro que ela vai se apaixonar fale sobre esse assunto. O interesse da criança, se sobrepõe à capacidade de leitura.

VEJA TAMBÉM: Itaú lança nova edição da campanha “Leia Para Uma Criança”, que completa dez anos

Via de regra, para escolher um livro ideal, é preciso levar em consideração a fase de desenvolvimento, o que chama mais a atenção e quais as habilidades que a criança está desenvolvendo no momento.

Crianças de 0 a 2 anos

É a fase de explorar os sentidos. Estão aprendendo a formar significado para as palavras. Escolha livros com cores vibrantes e com ilustrações simples, que ajudam a focar a visão que ainda está se desenvolvendo. Texturas diferentes e volumes, como livros de tecido, almofadados, estimulam o tato. Botões com músicas e sons são bem-vindos, mas basta um barulhinho de plástico amassado para chamar a atenção desses leitores iniciantes. Textos simples com repetições e ritmos ajudam a memorizar as palavras.

Crianças de 3 a 5 anos

É a fase da aquisição da linguagem que se inicia por volta do primeiro ano e vai até a etapa escrita, por volta dos cinco anos de idade.  Nesta fase inicia-se a identificação das letras, que será concluída por volta dos oito anos. Temas sobre valores, cotidiano e moral que promovem a reflexão e o autoconhecimento. As crianças nesta fase fazem muitas perguntas e não sabem separar a fantasia da realidade, por isso podem ter medo de figuras assustadoras. Livros sobre a hora de dormir são ótimos para ajudar os pequenos a relaxar no final do dia.

Temas sobre amizade e diferenças são importantes para ensinar sobre outras culturas, sobre respeito e empatia.

A partir dos 4 anos, as crianças já sabem contar até 10 e começam a se familiarizar com letras. Nos livros sobre o ABC, a associação das letras com estímulos visuais ajuda o aprendizado. Procure livros escritos em letras grandes.

Livros divertem, estimulam a imaginação, ensinam sobre um universo de assuntos diferentes. Foto: Pixabay

Crianças de 6 a 8 anos

A partir dos 6 anos, as crianças já leem sozinhas e tem maior capacidade de concentração. Agora elas começam a definir os seus gostos e preferências, questionando tudo e se interessando pela origem das coisas. Ganham espaço as histórias com começo, meio e fim, livros com capítulos que possam ser lidos em mais de um dia.

A interação com a escola também é interessante, com diferentes abordagens dos temas que elas estudam, como ciências, artes, etc.

Crianças 9 a 12 anos

Nesta fase os assuntos podem ser mais complexos. As crianças conseguem interpretar além das palavras e fazer reflexões. Os livros ajudam a incentivar o pensamento crítico, o conhecimento dos próprios sentimentos e até do corpo. Como já sabem diferenciar a realidade da imaginação, há grande interesse pela ficção científica e relatos históricos. Temas como separação, rejeição e decepção ajudam a enfrentar dificuldades da pré-adolescência. Na pré-adolescência as crianças se atraem por histórias com protagonistas da sua idade, que passam pela mesma fase de desenvolvimento que elas e assim provocam uma identificação maior.

Quando a criança participa da história

Alguns artifícios podem tornar o livro ainda mais interessante. Que tal inserir a criança na história? Foi o que Adelita Becker, escritora e dona da livraria infantil Leitura Genial, fez ao lançar o livro Dix, o dinossauro em Curitiba. “O nome é a primeira palavra que a criança aprende a ler e escrever. Por isso vê-lo inserido na história do livro chama bastante a atenção”, explica Adelita. Além disso o livro traz atividades para desenhar e colorir. Uma boa opção para crianças a partir dos 3 anos. O livro está à venda na Leitura Genial, que durante a pandemia virou uma livraria virtual. É só clicar aqui.

 

 

E pra terminar: quer mais dicas sobre literatura infantil? Conheça o site Leiturinha, clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo

Colabore com o Curitiba de Graça e seja um benfeitor do jornalismo cultural Ao menos, nos últimos dois anos, você...

Pedreira Paulo Leminski tem estreia do filme “Como cães e gatos 3: Peludos Unidos!”

O terceiro filme da franquia terá várias sessões neste fim de semana, no Planeta Drive-In Curitiba Nesta semana, o Planeta Drive-In Curitiba, na Pedreira Paulo...

Brasis no Paiol em Casa anuncia edição de outubro com dez shows

Em outubro, apresentações do Brasis no Paiol serão de artistas do Paraná e São Paulo Enquanto a vacina do coronavírus não chega, o Brasis no...

Seis editoras brasileiras se unem para incentivar a diversidade e tolerância religiosa

Projeto "Andar com Fé eu Vou" disponibiliza oito audiolivros gratuitos para promover a tolerância religiosa Para ajudar a promover a diversidade e tolerância religiosa, seis...

Associação Socorro aos Necessitados faz live para iniciar comemorações de seu centenário

Aniversário de 100 anos da Socorro aos Necessitados terá vários eventos ao longo do próximo ano Em 2021, a Socorro aos Necessitados completará 100 anos,...

Veja Também

close-link