Jovem paranaense participa da Olimpíada Brasileira de Química

Competição nacional de Química tem o objetivo de descobrir jovens talentos

O pontagrossense Felipe Tebcherani, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Positivo – Master, se destacou na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), uma competição nacional que tem o objetivo de descobrir jovens com talento para o estudo dessa disciplina. Ele é o único representante do Paraná na quarta fase da OBQ, marcada para o dia 28 de fevereiro.
Filho de professor de Química, Felipe convive com a disciplina desde pequeno. Em 2019, quando participou da Olimpíada Brasileira de Química Júnior, voltada aos alunos dos 8º e 9º anos, Tebcherani conquistou a medalha de prata. “Depois da conquista, eu fui convocado para fazer a terceira fase da OBQ, mesmo estando no 9º ano, já que a prova é para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Consegui novamente a medalha de prata e agora vou fazer a quarta fase”, explica.

VEJA TAMBÉM: Sesc Paraná oferta bolsas de estudo gratuitas em cursinho pré-vestibular

Segundo Tebcherani, os 15 primeiros colocados da quarta fase serão selecionados para a próxima etapa, na qual acontece um aprofundamento oferecido pela Universidade de São Paulo (USP). Para o jovem, representar o colégio e a cidade é um motivo de muito orgulho, ainda mais competindo em uma olimpíada de Química. “Desde pequeno eu sempre gostei do assunto. Apesar do meu pai ser professor, ainda não decidi se vou seguir carreira na disciplina”, confessa.
A sexta e última fase vai selecionar os melhores e os dividir em duas equipes: uma disputará o Mundial e outra a Íbero-americana. Para Felipe, as provas servem como oportunidade para aprender e aprimorar conhecimentos em relação à disciplina. “O legal das olimpíadas é que é possível aplicar a Química em provas e exercícios. Só o estudo não é suficiente pra mim, por isso, procuro aproveitar o momento para aprender’’, finaliza.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.