Inauguração de novo espaço da SOMA Galeria tem exibição de filme feito com pinturas

Galeria abre em novo endereço com obra de premiado artista brasileiro que já passou por festivais mundiais

A partir do próximo sábado (28/11), a SOMA Galeria estará em um novo local, o multiespaço SFco179, localizado na Rua São Francisco, região central de Curitiba. Para marcar essa reestreia, será exibido, em parceria com a Galeria Cavalo (do Rio de Janeiro), o filme “Rasga Mortalha”, um curta-metragem de 14 minutos feito com pinturas de Thiago Martins de Mello, renomado artista plástico maranhense.

As exibições acontecerá a cada 30 minutos, das 11h às 17h, com entrada gratuita. Serão permitidas somente 10 pessoas por sessão, com uso obrigatório de máscaras. No local, será disponibilizado álcool gel. A classificação indicativa é 16 anos.

Indicado cinco vezes ao prêmio Pipa (sendo finalista em 2014), uma das mais importantes premiações das artes brasileiras, Thiago Martins de Melo possui um trabalho que recorre à memória cultural. Por meio da pintura, reinventa, na contemporaneidade, personagens históricas, populações culturalmente diversas e entidades espirituais brasileiras, camponesas, míticas, indígenas e negras.

VEJA TAMBÉM: Portão Cultural reabre com exposição inédita no MuMA

O curta-metragem “Rasga Mortalha” parte da lenda da coruja Suindara, muito contada no folclore do Norte e Nordeste, para abordar as urgências sociopolíticas do país. Crê-se que o aparecimento de seu vulto branco, seguido do grito selvagem (que lembra o som de um pano sendo rasgado ao meio), traz consigo o signo da morte. O artista se vale dessa tradição popular para cruzar séculos de acontecimentos públicos brasileiros com memórias, referências e imaginações pessoais.

O filme utiliza a técnica de animação stop-motion sobre pinturas de Martins de Melo para criar uma narrativa carregada e cortante. “Rasga Mortalha” foi exibido em festivais como Mix Brasil, Festival Internacional de Animação Ajayu (Peru), Imprópria – Mostra de Cinema de Igualdade de Gênero (Açores), Indian cine Fest (Índia), entre outros.

Galeria de Arte Contemporânea

Além do filme de Thiago Martins de Mello, haverá uma exposição de acervo, com obras de artistas que passaram por exposições nos outros dois antigos endereços galeria de arte.

Fundada em 2017, a SOMA Galeria, dirigida por Malu Meyer, busca incentivar a formação e circulação dos artistas contemporâneos, levando suas obras para feiras e exposições.

A galeria já abrigou mostras de artistas com as mais variadas estéticas, vindos de diversas regiões do país, com reconhecimento nacional e internacional.

O novo endereço da SOMA Galeria é Rua São Francisco, 179 – Centro, dentro do multiespaço SFco179. O horário de visitação é das 11h às 17h, de segunda a sábado. Mais informações pelo e-mail [email protected].

ATUALIZAÇÃO: Decreto Municipal com novas restrições alterou o funcionamento de museus e galerias de arte até o dia 16 de dezembro. Confira AQUI.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Exposição de Yutaka Toyota volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Mostra traz 86 obras do artista, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa A premiada exposição...
- Advertisement -

Veja Também

close-link
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==