Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá tem edição on-line neste fim de semana

Edição on-line da Festa do Fandango Caiçara terá rodas de conversa e transmissão de shows

festa do fandango caiçara de paranagua
Neste fim de semana (15 e 16/08), acontece a 11ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá, que neste ano será on-line. O evento terá rodas de conversas sobre o setor cultural em meio à pandemia da covid-19 e bailes virtuais para animar as noites em casa. As transmissões ao vivo serão a partir das 15h, na página do Facebook do evento.

VEJA TAMBÉM: Renato Teixeira lança música que retrata a fé de quem acredita na humanidade 

O fandango é uma dança ou baile popular com ritmos bem alegres. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, uma das definições mais antigas aponta o fandango como um baile ruidoso. A origem dessa dança no litoral paranaense estaria em uma herança musical chegada ao sul do Brasil pelos portugueses que se mesclou com a música caiçara, com violas e rabecas, tocada nas vilas. Desde 2012, o fandango é considerado Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Programação da 11ª Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá
Transmissões na página do Facebook do evento

15 de agosto
15h – Debates sobre a lei Aldir Blanc e a cultura caiçara, com a participação de representantes do Conselho Estadual, produção e mestres
19h – Baile virtual com os grupos: Mestre Brasílio (Paranaguá), Fandanguara (Guaraqueçaba), Pés de Ouro (Paranaguá), e Canutilho Temperado (Guaraqueçaba)

16 de agosto
15h – Mesa de debates sobre Pixirão Novo e desafios frente a covid-19 com agentes culturais da comunidade
19h – Baile virtual com os grupos: Mestre Romão (Paranaguá), Cirandeiros de Paraty (Paraty -RJ), Manema (Iguape -SP) e Mandicuera (Paranaguá)
Na segunda-feira (17/08), ainda acontecerá uma reunião fechada com os representantes dos grupos da fandango caiçara, coletivo deliberativo nacional para salvaguarda do fandango/IPHAN.
fandando caiçara de paranagua
 
 
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!