A feira é voltada para a exposição e comercialização de trabalhos impressos feitos por pequenas editoras, artistas e grupos coletivos
A partir do dia 17 de novembro, a Feira Estopim, antiga Feira da Baronesa, realizará a sua programação paralela de forma on-line. A nova edição adaptada para a web inclui oficinas, conversas e uma exposição virtual com curadoria e proposição da artista Raquel Stolf. Todos os eventos serão gratuitos.
“As oficinas e conversas mantém as propostas iniciais do projeto adaptando apenas o formato de realização. A inscrição para os eventos acontecerá pelo Sympla, as oficinas serão realizadas pelo Zoom e as conversas transmitidas no YouTube”, conta Luana Navarro, uma das coordenadoras da Estopim.
VEJA TAMBÉM: Curitiba de Graça lança campanha de financiamento coletivo
A feira, criada em 2014 pelos artistas Guilherme Jaccon e Luana Navarro e que já teve quatro edições independentes em Curitiba, é voltada para a comercialização de trabalhos impressos feitos por pequenas editoras, artistas e grupos coletivos. A comercialização dos produtos não será feita de forma virtual e continua temporariamente adiada, com expectativa para acontecer no próximo ano.
“A Feira Estopim sempre priorizou os encontros e trocas presenciais, promover um espaço de conexão e transbordamento é a essência do evento, por isso é uma pena estarmos limitados ao virtual, mas, por outro lado, agora temos a possibilidade de atingir um maior número de pessoas de diferentes regiões do Paraná e do Brasil com as ações”, destaca Guilherme Jaccon.
Mais informações sobre a feira no site www.feiraestopim.com.br ou no Facebook.
Programação da edição virtual da Feira Estopim 2020
17 e 18 de novembro, às 19h
Oficina: INTERROGAÇÕES DE GÊNERO, SEXUALIDADE, RAÇA/ETNIA NO MUNDO DAS ARTES IMPRESSAS, com o antropólogo e editor Nathanael Araújo.
Transmissão pela plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla
A oficina propõe pensar as relações entre as artes impressas (como livros, livros de artista, fotolivros e demais publicações artísticas impressas) atreladas às dimensões de gênero e sexualidade, raça e etnia no contexto das mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais que inegavelmente impactaram as manifestações artísticas. Serão intercaladas teoria e prática experimental, onde a parte expositiva será combinada com análises de materiais artísticos e estímulos para que os participantes indaguem suas produções e identidades de artistas sob esses ângulos.
25 de novembro, às 19h30
Abertura da Exposição on-line “com uma pedra atrás da orelha“, com proposição e curadoria de Raquel Stolf, no Instagram da Alfaiataria, que ficará disponível até 25 de fevereiro de 2021
A abertura inclui a proposição Conversa de ar / pelo telefone e o lançamento/disponibilização do álbum sonoro FALAÇÃO CD MESMO por letras vozes e convidadas.
A exposição reúne trabalhos (publicações, proposições e peças sonoras, vídeos e textos) dos seguintes artistas: Aline Dias; Ana Lúcia Vilela; anecoica; Anna Stolf; Bethânia Carolina Hardt; Bianca Tomaselli; Carolina Moraes; Claudia Zimmer; Claudio Moreira; Daniela Avelar e Suji Han; Dennis Radünz; Diego Rayck; Djuly Gava; Ernesto Desrio e Adjunto S; Fabio Morais; Fabíola Scaranto; Fran Favero; Gabi Bresola; Helder Martinovsky; Julia Amaral; Kamilla Nunes e Aline Natureza; Laura V. Malmegrin; Letras Vozes; Lívia Aquino; Luana Navarro; Manuela Valls; Marcia Franco; Marcio Pandolfi; Marcos Gorgatti; Mariana Berta; Matheus Abel; Michal Kirschbaum; Pablo Paniagua; Patrícia Galelli; Priscila Costa Oliveira; Rachel Lima e Silva; recibo 33 com ruído, (ed. Raquel Stolf e Traplev); recibo 56 brazil distópico (ed. Fabio Morais e Traplev); Silfarlem Oliveira; Silvana Macêdo, Yara Osman, Adel Alloush e Val Santos; Telma Scherer; Thelmo Cristovam; Tina Merz; Traplev.
26 de novembro, às 20h
Conversa entre Raquel Stolf e Amir Brito Cador sobre experiências de coleções públicas: a Coleção Livro de Artista da UFMG e a Sala de Leitura / Sala de Escuta da UDESC
Transmissão no canal do Youtube da Feira Estopim (com tradução em libras)
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla
1º e 2 de dezembro, às 19h
Oficina: 10,5×10,5 MEU CADERNO QUADRADO, com o encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa
Transmissão pela Plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla
Esta oficina de encadernação básica apresentará uma técnica de costura artesanal para cadernos de capa dura e revestimento em papel especial. Iremos fazer um caderno levando em conta o aproveitamento de papel, e para isso usaremos apenas uma folha gráfica (66x96cm). O caderno quadrado terá uma série de acabamentos e com todos os elementos apresentados e produzidos os participantes poderão produzir seus próprios cadernos sem o uso de maquinário específico.
3 de dezembro, às 20h
Conversa COMO AS COISAS TOMAM FORMA, com Thalita Sejanes, Eliana Borges (Editora Medusa) e Lucas Alameda.
Transmissão no canal do Youtube da Feira Estopim (com tradução em libras)
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla
Bate-papo sobre processos de criação com artistas que criam e trabalham com projetos gráficos.
8 e 9 de dezembro, às 19h
Oficina: PULCE – PUBLIQUE LIVROS, CRIE EDITORAS, com João Varella, fundador da editora Lote 42 – SP e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí.
Transmissão pela plataforma Zoom
Vagas limitadas
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla
A atividade busca ensinar o processo de criação de livros, seja por meio de editora ou autopublicação. As aulas partem do conteúdo à distribuição, passando por produção gráfica, divulgação e outros passos importante. Os dois encontros fomentarão um espaço de discussão livre sobre a situação atual do livro enquanto objeto artístico e produto mercadológico.
10 de dezembro, às 20h
Conversa “FOTOLIVROS E A BIBLIOTECA DE FOTOGRAFIA DO INSTITUTO MOREIRA SALLES”, com o escritor, tradutor, editor e curador Miguel Del Castilho
Transmissão no canal do Youtube da Feira Estopim (com tradução em libras)
Inscrições a partir do dia 9 de novembro no Sympla