Evento gratuito ajuda estudantes na escolha da profissão e no planejamento da carreira

Realizado até 20 de fevereiro, Unicuritiba Experience terá mais de 100 conferências e atividades on-line gratuitas

Interferência familiar, condições socioeconômicas, habilidades e gostos pessoais, traços da personalidade, aspectos comportamentais e socioculturais, maturidade e expectativas em relação ao futuro. A lista de fatores que influenciam os jovens na escolha de um curso superior é extensa. Para auxiliar neste processo, o Unicuritiba promove mais uma edição do Unicuritiba Experience, evento on-line e gratuito que ocorre até o dia 20 de fevereiro.

Serão realizadas mais de 100 conferências e atividades on-line gratuitas, entre elas um júri simulado e encontros sobre projetos de extensão e grupos de pesquisa. As inscrições podem ser feitas em www.unicuritiba.edu.br/experience.
O objetivo do evento é possibilitar o contato dos estudantes com diferentes áreas de conhecimento para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação ao futuro profissional e despertar novas possibilidades de aprendizado.

VEJA TAMBÉM: Sesc Paraná oferta bolsas de estudo gratuitas em cursinho pré-vestibular

“Teremos uma série de atividades para orientar os atuais e os futuros estudantes sobre a importância do ensino superior, mostrando todas as oportunidades para quem sonha com um futuro profissional consistente”, explica o professor Jorge Augusto Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica do Unicuritiba.
Atualmente, no Brasil, menos de 35% de jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior, segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o relatório “Education at a Glance”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país tem o menor número de pessoas com ensino superior completo e a menor taxa de doutores entre as 45 nações parceiras da organização. O percentual de brasileiros com ensino superior completo cai para 21% na faixa de 25 a 34 anos – a média nos países que fazem parte da OCDE é de 44%.
Para garantir que a indecisão dos jovens não pese contra o Brasil nesses percentuais, o professor Jorge Feldens aponta que quanto mais informações o aluno acumular, mais segurança terá para decidir sobre os rumos da profissão e da carreira. “Nesse sentido, o Unicuritiba Experience oferece conhecimento necessário para que os estudantes analisem suas aptidões, conversem e interajam virtualmente com professores e outros profissionais do mercado, reforçando a confiança nas suas escolhas”, ressalta.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.