Estreias na Amazon e Netflix, dicas do Disney+ e outras novidades dos mundos do cinema e música

Estreias na Netflix e na Amazon, dicas de filmes temáticos, sugestões da Disney+, indicados ao Grammy e outras novidades culturais desta semana

Por Flávio Jayme

DICA DE FILMES E SÉRIES

Um dos maiores sucessos de todos os tempos da Netflix, O Gambito da Rainha bateu recordes de visualizações e se tornou a minissérie mais assistida da plataforma.

Protagonizada por Anya Taylor-Joy, a minissérie foi vista por mais de 62 milhões de assinantes desde sua estreia, há um mês. De acordo com a companhia, o título chegou ao Top 10 de 92 países neste meio tempo, ficando em primeiro lugar em 63 territórios, incluindo Argentina, Israel e África do Sul.

Série “Gambito da Rainha” aumentou o interesse do público pelo jogo de xadrez. Foto: Divulgação

A Netflix ainda se gabou, em uma publicação em seu site, que as pesquisas no Google por “xadrez” dobraram neste período, enquanto buscas sobre “como jogar xadrez” tiveram o maior pico dos últimos nove anos. A procura por jogos no eBay cresceu 250%, e o livro The Queen’s Gambit, de Walter Tevis, entrou para a lista dos mais vendidos do The New York Times, 37 anos depois de sua publicação.

Se você ainda não viu, vale a dica. A série tem apenas 7 episódios, perfeita para maratonar no sábado com muita pipoca.

Assista ao trailer

Um dos cotados para o Oscar 2021, Era Uma Vez Um Sonho estreou esta semana na Netflix

“Era uma vez sonho” traz as atrizes Glenn Close, Amy Adams e Jennifer Lawrence. Foto: Reprodução

Dirigido por Ron Howard (vencedor do Oscar por Uma Mente Brilhante), o longa é estrelado por Glenn Close e Amy Adams e acompanha a vida de um jovem que volta para casa no interior dos Estados Unidos depois de sair para estudar na conceituada faculdade de Yale.

Assista ao trailer

No dia 20 de novembro comemoramos no Brasil o Dia da Consciência Negra. Para celebrar a data, listei 10 produções disponíveis em streaming para pensarmos sobre a representatividade negra no cinema e na TV.

“Infiltrado na Klan” é um dos filmes para lembrar o Dia da Consciência Negra. Foto: Divulgação

São filmes e séries com protagonismo negro que contam histórias de superação e preconceito. Para acessar a lista é só clicar AQUI.

“Máquinas Mortais” mostra um mundo onde cidades que se movimentam sobre rodas. Foto: Divulgação

Chegou esta semana na Amazon Prime o longa de ação Máquinas Mortais. O filme, que passou quase despercebido nos cinemas brasileiros no ano passado, conta a história de um casal de jovens tentando sobreviver em um mundo distópico dominado por cidades que se movimentam sobre rodas.

Com Hugo Weaving (Matrix) no elenco, o longa é produzido por Peter Jackson (diretor de O Senhor dos Anéis).

Assista ao trailer

Já na segunda-feira, chega também na Amazon o premiado Lion: Uma Jornada Para Casa. Com elenco encabeçado por Nicole Kidman e Dev Patel, o filme acompanha a jornada de Saroo, um jovem indiano adotado por uma família australiana, quando ele parte em busca de suas origens.

Com 6 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, ator coadjuvante (Patel) e atriz (Kidman), o longa emociona sem ser piegas.

Assista ao trailer

Com a chegada do Disney+ chegaram também todos os filmes da saga Star Wars em nossas mãos para ver a hora que quiser

Disney+ tem a saga completa do Star Wars para maratonar. Foto: Divulgação

Mas, com isso, vem a dúvida: qual a melhor ordem pra assistir a todos eles?
Será na ordem que foram lançados? Na ordem cronológica? Com os spin-offs e as séries em animação ou só os filmes “oficiais”?

Pra te dar uma mãozinha, preparei um guia com três formas possíveis para você assistir, que você pode acessar AQUI. Já dizer qual é a melhor ordem… vai depender de cada um.

E já que falamos de Star Wars, não tem como ignorar o fenômeno The Mandalorian. A série do Disney+ é uma das produções mais bacanas do ano e une humor e ação na medida certa pra quem curte uma boa aventura.

Mandalorian e o Baby Yoda, personagem que fez sucesso entre os fãs. Foto: Divulgação

Mas, caso você tenha dúvidas sobre a série, como se pode assisti-la mesmo sem ter visto todos os filmes da saga, eu respondi 5 perguntas sobre The Mandalorian neste post pra te ajudar. De nada.

E hoje estreia também no Disney+ Noelle,a história de uma garota, filha do Papai Noel, que terá que ajudar o irmão a superar as inseguranças de assumir o cargo do pai a tempo de salvar o Natal.

Estrelado por Anna Kendrick, Shirley McLaine e Billy Eichner, o longa é uma das apostas de filmes Natalinos do ano.




DICA DE MÚSICA E LIVES

Esta semana foram divulgados os indicados ao Grammy 2021. Entre ausências e polêmicas, o destaque ficou mesmo com Beyoncé (com 9 indicações) e Taylor Swift, Roddy Ricch e Dua Lipa com seis cada.

Também tem brasileiro entre os indicados: o álbum Agora de Bebel Gilberto foi indicado na categoria melhor álbum global e o músico Chico Pinheiro concorre a melhor álbum de jazz latino com City of Dreams.

Dua Lipa está entre os indicados ao Grammy. Foto: Divulgação

O ótimo disco Future Nostalgia, de Dua Lipa, ainda foi indicado a álbum do ano e Don’t Start Now a melhor música e gravação do ano. Entre os outros indicados a disco do ano estão Coldplay (Everyday Life) e Taylor Swift (Folklore).

Confira o clipe abaixo e AQUI a lista dos indicados




Depois do ótimo Saturno Casa 4, de 2017, o cantor mineiro Siso lançou seu segundo disco esta semana. O álbum, que traz o nome do cantor no título, traz o convite para a pista de dança para expurgar demônios, celebrar amores possíveis e provocar.

Cantor mineiro Siso chega com álbum novo. Foto: Divulgação

Siso traz no disco 10 canções iluminadas e prontas para sacodir o esqueleto, com versos inventivos e apaixonados marcados por instrumentos eletrônicos e sintetizadores. O destaque fica com Pop Antigo, já lançada como single, daquelas músicas que é impossível ficar parado ouvindo.

Assista abaixo o clipe de Pop Antigo e clique AQUI para ouvir o disco no Spotify e AQUI você encontra uma entrevista que fiz com o artista em 2016.




E Gaby Amarantos chega com single novo nesta sexta! Ao lado do ícone Ney Matogrosso e da cantora mineira Urias, a diva paraense lança Vênus Em Escorpião. A música foi composta por Gaby ao lado de Jalloo e Lucas Estrela e já vem acompanhada de clipe que faz alusão às queimadas na Amazônia.

A faixa é a primeira música de Gaby desde o single Xanalá, lançado no ano passado e mistura o tecnobrega da cantora paraense numa letra forte e toques eletrônicos que remetem à filmes de ficção científica. E a capa do single faz referência à capa clássica do grupo Secos e Molhados de 1973, do qual Ney Matogrosso fez parte.

Assista ao clipe de Vênus em Escorpião

Lives e podcasts do Pausa Dramática

Na próxima semana o JACCU – Jornalistas Autônomos Culturais de Curitiba traz o roteirista e diretor da companhia Vigor Mortis, Paulo Biscaia Filho e a atriz e técnica em efeitos especiais Michelle Rodrigues para falar de terror feito em Curitiba. A live do JACCU vai ao ar na terça-feira, a partir das 19h30, no canal do Pausa Dramática no YouTube. E no dia seguinte os episódios estão disponíveis em versões podcast no Spotify e demais agregadores de áudio.

Michelle Rodrigues e Paulo Biscaia Filho. Foto: Divulgação

O JACCU agora também tem uma newsletter pra você assinar e receber no seu e-mail as novidades culturais de Curitiba. O informativo ainda terá parcerias com diversos estabelecimentos da cidade oferecendo descontos e muito mais. Para se cadastrar é só clicar AQUI.


A coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena. 
Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Exposição de Yutaka Toyota volta a cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Mostra traz 86 obras do artista, um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa A premiada exposição...
- Advertisement -

Veja Também

close-link
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==