Dra. Pet: Como podemos ser sustentáveis ao criar nossos bichos de estimação?

Destinação correta de embalagens de produtos para pets e até itens já feitos com materiais reciclados ajudam a ter uma atitude mais sustentável

Por Jacqueline Felippetto
No Brasil, segundo dados do IBGE de 2018, existem cerca de 23,9 milhões de gatos e 54,2 milhões de cães – uma população grande de pets que supera até a população de crianças em nosso país.
Toda essa população de animais gera um impacto ao meio ambiente se não for dado o destino correto aos resíduos deixados por todos eles – e é um trabalho árduo para conscientizar a população sobre isso, pois muitas pessoas ainda não entenderam a importância da sustentabilidade ou até mesmo não conhecem algumas iniciativas.
A primeira regra essencial é sempre verificar se as embalagens de qualquer produto e alimentos que compramos para eles são recicláveis e fazer o destino correto. Lembre-se que com o lixo orgânico são somente restos de alimentos, excrementos e tapetes higiênicos sujos.
Mas, você ainda pode comprar itens que são feitos com materiais recicláveis ou ingredientes naturais. Já existem diversas empresas preocupadas com o meio ambiente que elaboram os produtos denominados de ecologicamente corretos. Confira alguns exemplos desses produtos:

  • Tapetes higiênicos: existem modelos feitos com carvão de bambu, que neutralizam o mau cheiro e ainda são super absorventes
  • Shampoos: muitos são desenvolvidos com extratos naturais, sempre utilizando como matéria-prima as flores, plantas e óleos vegetais, sendo livres de corantes na sua formulação, que muitas vezes podem ser agressivos à pele e pelos dos pets. Existem shampoos à base de camomila, alecrim, raspa do Juá, entre outros, que deixam a pelagem muito macia e cheirosa e o melhor: sem componentes químicos na sua composição
  • Brinquedos: você encontra diversas bolinhas que já são produzidas com material reciclado
  • Caminhas: algumas empresas produzem as caminhas com 70%de algodão reciclado e 30% de garrafa pet
  • Comedouros e bebedouros: diversos modelos são produzidos com fibras de arroz e bambu, que tem a resistência e praticidade do plástico, mas é biodegradável

Precisamos cuidar do meio ambiente, não existe um “planeta B”, não existe o “jogar fora”, a natureza precisa urgentemente ser protegida. Quanto mais cada um fizer a sua parte e cuidar do nosso planeta, mais qualidade de vida teremos para nós todos e os animais também!
Faça a sua parte! A natureza, o meio ambiente e os animais agradecem! Juntos vamos fazer um mundo melhor, é possível, sim!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
 
Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV.

 
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.