Declaro aberta a temporada das sopas!

/, Gastronomia/Declaro aberta a temporada das sopas!

Foto: Almiro Neto

Esfriou. E frio é igual a quê? Sopa! Se for de feijão então, melhor ainda! Mas aquela sopa pesadona de feijão pode dar a vez pruma versão super aromática e muito mais leve, né? Apresento-lhes o creme de feijão carioca com batata yacon. É de comer lambendo os beiços.

Vamos aos ingredientes:
– 1 xícara de feijão carioca já cozido
– 1 batata yacon média em cubinhos
– 1/4 de cebola em cubinhos
– 2 dentes de alho moídos
– 1 talo de salsão picado
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 500 ml de água quente
– 1 folha de louro
– 1 colher chá de cominho em pó
– 1 colher de chá de páprica picante
– 1/2 colher de chá de gengibre em pó
– 1/4 de colher de chá de canela em pó
– Sal a gosto
– Cheiro verde fresco a gosto

O feijão você pode reaproveitar aquele do almoço mesmo ou se quiser usar o comprado selado a vácuo, vai nessa.
Comece aquecendo o azeite em uma panela média em fogo baixo. Quando estiver quente, coloque as cebolas para refogar. Quando começarem a murchar, acrescente os dentes de alho e mexa sem parar por cerca de 1 minuto e meio. Aí, é a vez de juntar o salsão e a batata yacon previamente picados. Refogue por 5 minutos, junte o feijão cozido e acrescente uma pitada de sal, o cominho e a páprica. Coloque a folha de louro e junte 400 ml de água quente.
Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Depois desse tempo, se a água tiver reduzido muito, acrescente o restante, caso contrário, não precisa. Desligue o fogo, retire a folha de louro e bata tudo com um mixer ou no liquidificador até ficar lisinho. Se engrossar demais, junte mais água.
Tempere com a canela e o gengibre e bata pra incorporar. Prove e calibre o sal e o cheiro verde a seu critério.
Está pronto pra servir!
Esse creme é super leve e bastante interessante. Tem um toque adocicado da yacon ressaltado pela canela e dá uma bela esquentada pelo gengibre e pela páprica. Servido com torradinhas, não tem erro. Essa receita rende duas porções.
Bom apetite!

Almiro Neto é um jornalista que largou a carreira em publicidade para ser sócio-proprietário do restaurante Veg e Lev – Gastronomia Saudável, onde é responsável pela comunicação e nem entra na cozinha. Já em casa, o papo é outro! Depois de um longo processo de reeducação alimentar, uniu a paixão por cozinhar à nerdice para pesquisar e inventar receitas saudáveis e saborosas.

2018-01-29T14:52:11+00:00 24 Março - 2017 |0 Comentários

Deixe uma resposta