Conversa acontece um dia antes da premiação e debaterá as novidades e filmes indicados
No último ano, as salas de cinemas foram transferidas para a casa do público. Com a maior premiação da indústria cinematográfica não poderia ser diferente: o Oscar também precisou se adaptar ao domínio dos streamings.
Para discutir todas as mudanças do Oscar, apresentar curiosidades, opiniões sobre os filmes concorrentes e em quais plataformas assistir, no dia 24 de abril, véspera do Oscar, críticos de cinema de Curitiba realizarão, às 15h, o Bate-Papo Oscar 2021, que em sua nona edição acontece de maneira virtual e com transmissão ao vivo promovida pelo Cine Passeio. Os interessados em participar devem fazer uma inscrição gratuita AQUI. O link para a sala virtual será mandado por e-mail. As vagas são limitadas.
Realizado pelos jornalistas culturais Marden Machado (Cinemarden), Flávio Jayme (Pausa Dramática) e Abonico Smith (Mondo Bacana), o bate-papo deste ano ainda terá a participação dos também jornalistas culturais Janaina Monteiro (Mondo Bacana) e Paulo Camargo (Escotilha) e de Tom Lisboa, artista visual e professor de cinema e fotografia.
“Iremos comentar as indicações, as surpresas, ausências e barbadas da premiação dando nosso ponto de vista pessoal sobre os filmes em cada categoria. Ainda falaremos dos indicados ao Framboesa de Ouro, que premia os piores do cinema todos os anos”, revela Flávio Jayme, acrescentando que o público também poderá fazer perguntas e comentários por meio de um chat.
Invasão dos streamings
Com os cinemas fechados devido à pandemia da covid-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood precisou se adequar a uma nova realidade. Se antes eles relutavam em aceitar os filmes produzidos por plataformas de streamings, agora não tiveram opção.
“Este ano, filmes que chegaram direto nas plataformas digitais puderam concorrer ao Oscar, diferente do que acontecia antes, desde que respeitassem algumas regras. Isso causou uma avalanche de streamings entre as indicações, como as 35 indicações da Netflix em diversas categorias”, comenta Flávio Jayme.
VEJA TAMBÉM: Filme curitibano está disponível na Amazon Prime
Segundo o jornalista, outra mudança importante no Oscar deste ano também foi a diversidade: mais mulheres, negros e asiáticos concorrem aos principais prêmios. É a primeira vez na história da premiação que duas mulheres são indicadas na categoria de melhor direção ou que dois atores de origem asiática são indicados a melhor ator.
Outro aspecto da premiação neste ano é a indicação de filmes com histórias mais dramáticas, abordando problemáticas sociais, financeiras ou da terceira idade. “Até mesmo a animação favorita ao prêmio, ‘Soul’ tem como tema central a morte”, salienta o jornalista.
Já a festa do Oscar 2021, no dia 25 de abril, a partir das 21h, acontecerá em dois lugares diferentes, e restrita a indicados e convidados, mas sem transmissões das casas dos artistas, como aconteceu na premiação do Globo de Ouro, por exemplo. “Para não prejudicar os indicados estrangeiros, que não poderão viajar até os Estados Unidos, também já foi informado que haverá festas em seus países de origem, que farão parte cerimônia de premiação”, explica Flávio Jayme.
O Bate-Papo Oscar 2021 é organizado pelos portais Pausa Dramática e Mondo Bacana em parceria com o Cine Passeio e apoio da Expressa Comunicação e do portal Curitiba de Graça.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.