Publicado em 30 de julho de 2020

Todos os dias são divulgados dois vídeos que foram escolhidos pelo edital FCC Digital de apoio ao setor cultural

fcc digital

Contação de histórias “Carruagem de Histórias e Canções”, de Rosi Greca, é um dos vídeos disponibilizados. Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Curitiba está exibindo em suas páginas do Facebook, Instagram e Twitter os conteúdos audiovisuais selecionados pelo edital FCC Digital – 013/2020. Os primeiros 16 vídeos estão divididos em seis blocos temáticos – infantil, atrações musicais, entrevistas, performance, teatro, literatura, cinema e documentário.

“Com a exibição dos vídeos nas redes sociais da FCC, cumprimos com êxito a última etapa do edital emergencial que lançamos logo no início do período de pandemia, para auxiliar os trabalhadores da cultura, incentivar a produção cultural mesmo durante a crise e oferecer ao público alternativas para acesso à cultura e ao entretenimento”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

São divulgados dois conteúdos por dia. A programação abriu com a série de histórias para crianças reunidas no DVD “Carruagem de Histórias e Canções”, da compositora, escritora, contadora de histórias e arte-educadora Rosi Greca, e o show “Cyrk – O Circo Musical do Trio Quintina”. Neste espetáculo, produzido pelo trio em 2010, o fantástico, o surreal e o mambembe conduzem o público por uma experiência que traz à memória referências do cinema de David Lynch, das trilhas de Nino Rota e de obras como Os Saltimbancos e A Arca de Noé. O trio é formado por Fabiano Silveira, Gabriel Schwartz e Gustavo Schwartz.

Também já estão disponíveis para o público uma adaptação para o teatro do poema lírico “Os dois amores de Colombina”, de Menotti del Picchia (1920), feita pelo dramaturgo curitibano César Almeida; o clipe “Zoiúda”, da cantora e compositora Raíssa Fayet; o lyric vídeo do músico Alexandre Zampier, que apresenta a faixa “O corpo cansou”, do álbum Bob Uilson, lançado em abril de 2020; o curta-metragem “Em dias de luta poesia”, que revela de maneira lúdica a simplicidade no entendimento de importantes questões por parte das crianças, com roteiro e direção de Roberto Oliveira, entre outros vídeos.

VEJA TAMBÉM: Fotógrafo curitibano vende livros para ajudar artistas

“O aspecto gratificante do resultado deste primeiro Edital FCC Digital foi a constatação do alto nível das propostas e da possibilidade de oferecer obras artísticas cheias de criatividade e excelente conteúdo para a cidade”, afirma o diretor artístico da Fundação Cultural, Edson Bueno, que preside a Comissão Especial de Chamamento Público.

Foram selecionados 300 projetos e foi efetuado o pagamento no valor de R$ 1,5 mil cada, totalizando um investimento de R$ 450 mil.

Novo edital

Para os artistas que não conseguiram participar, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançaram um novo edital emergencial para a seleção de conteúdos culturais. As inscrições têm início às 18h do dia 10 de agosto e encerram às 12h do dia 17 de agosto de 2020. Mais informações AQUI.

 

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

Leave A Comment