Confira opções artesanais curitibanas para presentear a sua mãe

Nos fins de semana, a cidade tem dez feiras de artesanato, além da tradicional do Largo da Ordem

Os produtos feitos em Curitiba são uma das opções de presentes para o dia das mães. Nos fins de semana, acontecem dez feiras de artesanato pela cidade, além da tradicional do Largo da Ordem (confira os endereços e horários no final da matéria).
Com a chegada do frio, gorros e golas de lã e xales com bolso são algumas das sugestões, criados pela artesã Gracie Bernadete Bollmann, que expõe na feiras do Juvevê e Largo da Ordem. Ela ainda tem artigos para decoração da casa, como porta-guardanapos, protetores de bolo e cobertura para jarros. “São mais de 17 anos de experiência e dedicação ao artesanato”, lembra Gracie, que também expõe seus produtos no Instagram (@graciososbordados).

VEJA TAMBÉM: Mães são homenageadas com vídeos musicais e show virtual ao vivo

Para as mães que gostam de uma casa perfumada, o artesão Fabiano Neras Gonçalves, expositor no Largo da Ordem, tem diversos kits, como de velas flutuantes, difusor de ambientes com varetas e sabonetes decorados, minisabonetes com saboneteiras, entre outros. “Já são mais de quatro mil kits encomendados para este ano, que vão deixar o dia de muitas mães mais perfumados”, comemora Gonçalves, que também comercializa pelo Instagram (@lilyefabs).

De mãe para filho

Outro expositor do Largo da Ordem é João Henrique Nicoleli (@joao_arteiro_cwb), que se tornou artesão justamente por causa de sua mãe. “Eu aprendi o ofício de artesão com minha mãe, Esmeralda, ao longo de 33 anos. A cada novo produto que um cliente me pede eu ainda escuto a voz de minha mãe me dizendo: você é capaz e você pode. Se eu consigo, você consegue, pois é mais novo e aprende melhor”, afirma ele, que comercializa jogos de cozinha e outros artigos para a casa em bordado, crochê, pintura e tricô.
Para quem prefere comprar o presente em casa, o site da Feira do Largo da Ordem  continua em funcionamento. A vitrine virtual é separada por temas, como alimentício, artes plásticas, arte em madeira, arte em tecido, decorativos, entre outros. A compra é feita diretamente com o artesão por meio do whatsapp.

HORÁRIOS DAS FEIRAS DE ARTESANATO NOS FINS DE SEMANA

  • SÁBADO

Água Verde
Local: Rua Professor Brasílio Ovídio da Costa
Horário: 9h às 15h
Hauer
Local: Rua Miguel Poholink – passarela do Hauer
Horário: 9h às 13h
Jardim Botânico
Local: Rua São Januário – em frente ao portão principal
Horário: 10h às 17h
Juvevê
Local: Rua Alberto Bolinger – próximo ao Estádio Couto Pereira
Horário: 9h às 13h
Largo da Ordem
Local: Praça Garibaldi – calçadão do Centro Histórico
Horário: 9h às 14h
Passeio Público
Local: dentro do parque
Horário: 9h às 13h
Santa Quitéria
Local: Praça Dr. Francisco Azevedo de Macedo
Horário: 9h às 13h
Sítio Cercado
Local: Rua Contenda – próximo ao Terminal Sítio Cercado
Dia da semana: sábado
Horário: 10h às 17h
Tatuquara
Local: Av. Pero Vaz de Caminha na esquina com Rua Enette Dubard
Horário: 10h às 17h

  • DOMINGO

Bacacheri
Local: Rua José Gulin, 179-247
Horário: 8h às 13h
Largo da Ordem
Local: Praça Garibaldi – calçadão do Centro Histórico
Horário: 9h às 14h
Praça 29 de Março
Local: Rua Desembargador Motta, 3120 – 3180
Horário: 8h às 13h
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.