Como professores podem engajar as crianças nas aulas remotas de Educação Física?

Psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga aponta a importância da atividade física para uma rotina saudável durante o ensino remoto

Com o agravamento da pandemia e o adiamento da volta às aulas presenciais na rede pública e privada de ensino, os professores tiveram que se reinventar e continuar com a educação on-line. Mas, esse desafio é ainda maior na hora da Educação Física. Como ministrar aulas que envolvem atividades de muito movimento se os alunos estão dentro de casa e, muitas vezes, sem infraestrutura ou espaço para a prática esportiva?

De um lado, as escolas precisam manter as atividades para atender o currículo e ainda manter a disciplina ativa. Do outro, a distância entre alunos e professores exige uma maior atenção e criatividade dos responsáveis para dar vida às instruções passadas pela escola. “Os professores de Educação Física ficam dependentes do espaço que os alunos têm acesso para criar atividades que todos consigam realizar”, conta Ana Regina Caminha Braga, especialista em Educação Especial e Gestão Escolar. “O ideal é ter uma conversa franca com os responsáveis, para entender os materiais que estão à disposição dos alunos em casa, e então planejar as atividades”, explica.
Apesar da tentativa das escolas em oferecer uma aula completa, uma coisa é certa: a prática da Educação Física de forma remota representa uma perda significativa do convívio social. “A distância tira um pouco da interação e até mesmo da afetividade que havia durante a aula, mas isso não quer dizer que não possamos encontrar formas de garantir saúde e bem-estar aos alunos”, diz.

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Contudo, a especialista aponta a importância da atividade física para uma rotina saudável, uma vez que os exercícios ajudam a liberar o estresse, aumentam a disposição, concentração, rotina e fortalecem o sistema imunológico, além do combate ao sedentarismo.
Confira cinco dicas de atividades recreativas que podem ser adaptadas para as aulas remotas de Educação Física, listadas pela especialista:
Aquecimento
O aquecimento pode ser uma grande brincadeira. Vale polichinelo, corrida sem sair do lugar e até pular corda, se houver espaço. Esquentar o corpo é parte fundamental para a prática de qualquer exercício.
Boliche
Algumas garrafas pet e uma bola – que pode ser feita até mesmo de meias – são os itens necessários para montar um boliche em casa. O professor deve mostrar na aula on-line a organização das garrafas, em formato de triângulo, e instigar a criança a acertar e derrubar o máximo de pinos em uma só tacada.
Twister
O Twister mescla coordenação motora, conhecimento das cores e “jogo de cintura”. E mesmo quem não tem o tapete oficial em casa pode brincar. Basta comprar um papel craft ou papel madeira de 1 metro e pintá-lo conforme as linhas do jogo.
Circuito com obstáculos
Qualquer quarto ou corredor pode se transformar em um circuito complexo com a adesão de alguns obstáculos. Com a ajuda dos pais, o professor pode orientar a distribuição de objetos pelo ambiente e o distanciamento necessário entre eles para poder dar início à brincadeira.
Alongamento
Alongar o corpo é essencial para evitar dores no corpo ou musculares. E para deixar este momento ainda mais divertido e atrativo para os alunos, é possível promover brincadeiras com cordas ou que despertem a curiosidade das crianças – como a tentativa de se esticar para pegar algo em um lugar alto.
 
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