Giro pelo Brasil: Espetáculo virtual aborda história de um menino autista

Atração reúne música, teatro, dança e arte circense

Um menino autista que não consegue socializar com seu grupo do circo e decide viajar em busca de aventuras. Essa é a história do espetáculo virtual “”Malak: Um Outro Mundo é Possível, Tempo de Sonhos”, que será apresentada virtualmente e de forma gratuita na próxima sexta-feira (16/04), às 20h, pelo YouTube e Facebook.
Escrita e dirigida por Renata Flores, a montagem é estrelada por artistas com e sem deficiência e conta com recursos de libras e audiodescrição. Encenada pela primeira vez em 2016 com estudantes da Associação Legato de Canoas (RS), “Malak” mescla música, teatro, dança e circo.

VEJA TAMBÉM: Conheça sete livros que falam sobre autismo e ajudam a praticar a inclusão

“A arte é uma ferramenta fundamental no processo de inclusão onde se percebe que através da sensibilidade e da aptidão existe um processo de desenvolvimento muito grande que é colocado e despertado neste aluno artista”, explica a criadora Renata Flores da Silva. “O ‘Malak’ significa para nós um ápice dentro deste processo e desta produção artística dentro do mundo da arte inclusiva, onde encontramos muitos artistas com deficiência”, conclui.
A apresentação on-line também vai render a produção de um curta-metragem dirigido por Victor Di Marco (“O que Pode um Corpo?”) sobre os bastidores do espetáculo. Cineasta com deficiência, Di Marco também assina a direção de imagens do espetáculo.
Promotora da peça, a Associação Legato é uma entidade criada em 2008, no Rio Grande do Sucl, que realiza projetos culturais e profissionalizantes e atendimento educacional especializado (AEE) para o desenvolvimento de pessoas com e sem deficiência com o objetivo de incentivar a inclusão através da arte.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.