Publicado em 29 de junho de 2020

 Saiba como pintar as paredes, se livrar da mesmice e ainda economizar uma grana

pintar as paredes

Com paciência e cuidados básicos é possível pintar as paredes sozinho. Foto: Pixabay

Por Irma Bicalho

Ficar em casa, olhando para as paredes, tem despertado muitas pessoas, uma vontade de dar um tapinha na decoração. Às vezes, uma almofada nova ou um vaso de planta num cantinho estratégico resolvem a situação. Porém, medidas mais drásticas também podem ser feitas, como pintar as paredes.

Não é um trabalho fácil, mas se nunca tentar, nunca vai conseguir. Além disso, é uma atividade que vai concentrar toda a sua atenção. Então, quer parar de pensar na pandemia? Pinte as paredes. Separamos algumas dicas bem úteis a seguir.

Material

A lista básica de materiais necessários, além da tinta, é a seguinte: lixa n° 150, lona plástica, fita-crepe, rolo de lã de pelo baixo, bandeja para tinta, massa corrida, gesso, trincha e espátula e ripa de madeira ou misturador. Também são bem-vindos papelão, jornais ou lençóis velhos para forrar o chão e os móveis. Para paredes altas, vale ter uma escadinha e um extensor de rolo.

Quantidade de Tinta

Para saber o quanto vai precisar é preciso calcular a área da superfície a ser pintada. Para isso, meça o comprimento de cada parede e multiplique pela altura (chão ao teto). Some todas as paredes do cômodo e terá a área. Por exemplo, um quarto de 3m por 2,5m, com altura de 2,80m, terá uma área de 30,8 metros ( 3 x 2,80 + 3 x 2,80 + 2,50 x 2,80 + 2,50 x 2,80). Agora multiplique a área pelo número de demãos que você pretende fazer. No exemplo dado, para duas demãos será uma área de 61,6 metros. Em geral, duas demãos são suficientes, se a qualidade da tinta for boa. Nas latas de tinta está indicado a área que aquela quantidade cobre, mas sempre é bom consultar um vendedor.

Cores

A cor da tinta na parede, depois de seca, fica diferente da cor da lata e dos mostruários. A iluminação do ambiente influencia no resultado, deixando uma tonalidade mais escura ou clara do que se esperava. Então o ideal é comprar uma amostra da tinta testar em uma pequena área. Algumas marcas já oferecem esses testes em pequenas embalagens. Lembre-se, tintas mais escuras dão a impressão de ambientes menores. Se quiser uma cor mais viva, opte em usá-la em uma única parede, para realçar um ponto específico.

Preparação do ambiente

Forre o piso com a lona, retire os espelhos dos interruptores, cubra os móveis com lençóis ou toalhas velhos. Proteja os rodapés, os batentes das portas e as maçanetas com a fita crepe. Cubra também com a fita crepe a parte do teto que se encontra com as paredes.
Tampe os buracos superficiais da parede com massa corrida, usando uma espátula, e tampe os orifícios mais profundos com gesso. Deixe secar por 20 minutos e passe a lixa n° 150. Lixe toda a parede e, com um pano de chão úmido, retire o pó que a lixa soltou, ou passe uma vassoura de pelo.

VEJA TAMBÉM: Plantas para ter dentro de casa

Preparação da tinta

Cada tinta tem sua especificação, por isso é importante seguir exatamente o que sugere o fabricante. Abra a tinta e mexa-a bem com o misturador ou a ripa de madeira. Faça a diluição indicada na embalagem e mexa novamente. Se não tiver certeza de que usará toda a tinta, dilua um pouco de cada vez, pois após misturado com água o produto não vai durar muito tempo guardado.

Pintando a parede

Com a trincha pinte as extremidades,rente à fita crepe, contornando o teto, o rodapés, as janelas e os batentes, em movimentos horizontais. Não precisa esperar secar esses contornos. Depois coloque um pouco de tinta na bandeja e molhe o rolo, tirando o excesso antes de levá-lo à parede. Com o rolo, faça movimentos sempre verticais. Espere que a tinta seque totalmente antes de passar a próxima camada, leva umas quatro horas em média. Assim que terminar a última demão e, antes que ela seque, retire a fita crepe. Lave os materiais com água é seque antes de guardar.

Se quiser saber mais alguns truques malandros para facilitar seu trabalho, clique aqui.

E para apoiar os comerciantes da sua cidade e comprar tudo o que precisa para a sua pintura clique aqui.

 

 

 

Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

Leave A Comment