Coluna Feijão com Arroz: A hora e a vez dos sucos

Com o calorzinho do verão e depois de passar pelas gulosas festas de fim de ano é hora estreitar a sua amizade com os sucos funcionais

Irma Bicalho

A coluna Feijão com Arroz está de volta, depois de merecidas férias, sem viajar, sem encontrar os amigos, sem festejar com os parentes. Apenas alguns dias na praia, dentro de casa, na maior parte do tempo, e em alguns raros momentos na areia, em horários que precediam o nascer do sol ou a chegada da lua. Brechas que me protegiam dos veranistas negacionistas que se acumulavam na orla sem a máscara e sem a vergonha na cara.

Agora, de volta à vida cotidiana, começo a sentir os efeitos dos exageros possíveis do final de ano, basicamente, o excesso de comida, já que não sou da turma dos que ingerem álcool com frequência. Só tenho usado mesmo nas mãos. Ainda assim, alguns quilos a mais, preguiça, inchaço. Essas coisinhas comuns no verão.

Todo mundo tem sua receitinha de suco detox, uma ótima pedida para se livrar dos acúmulos de porcarias que os excessos nos causaram. Mas, francamente, porque não podemos tomar algo gostoso ao invés de ficar batendo berinjela crua com limão e água no liquidificador e começar o dia com um copão desse triste coquetel. Eu prefiro começar o dia com um HUUUUUUMMMMMM do que com um BLERGHHHH! Então, se você também não abre mão do prazer na hora de se alimentar, quero compartilhar umas ideias de sucos funcionais bem gostosinhos para cuidar da nossa saúde sem causar calafrios na alma. Até as crianças adoram.

Melancia com gengibre: esse suco eu sempre faço aqui em casa. O encontro inusitado do gengibre com a melancia me causou espanto. Mas foi só provar para me apaixonar de vez. E agora não consigo tomar suco de melancia sem o gengibre. É só bater um pedaço da raiz com a parte vermelha da melancia, com semente e tudo, no liquidificador. Depois coar em peneira grossa e se deliciar. Não precisa adoçar de jeito nenhum. Talvez um pouco de água ou gelo se preferir. A melancia é fonte de carboidratos, vitaminas C e A, sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. A cor vermelha é por causa do licopeno, um antioxidante que ajuda na imunidade. O gengibre é anti-inflamatório, antioxidante e acelera o metabolismo.

Limonada suíça com couve: pra mim, espremer limões é coisa do passado. Limonada suíça é aquela que a gente bate a água e o limão com casca no liquidificador e pronto. Dois segredos: retire o eixo central do limão e as sementes para não amargar o suco. É só colocar o limão de pé (com o cabo para cima) e ir cortando as bandas laterais. O miolo central, onde as sementes ficam, você descarta. O outro detalhe é não bater por muito tempo, se não amarga do mesmo jeito. Por isso, primeiro coloque a água e a couve no liquidificador e bata bem. Depois acrescente o limão e bata mais um pouco. Esse suco fico lindo e delicioso. É rico em ferro, vitamina C e sais minerais e ajuda a cuidar do fígado e do intestino.

Laranja com beterraba ou cenoura: mais uma receita onde a vitamina C encontra o ferro. Isso é bem interessante pois aumenta a absorção dos mesmos pelo organismo. Eu gosto de misturar partes iguais de suco de laranja e água, daí acrescentar a beterraba crua ou a cenoura, ou as duas, por que não? Tanto a beterraba quanto a cenoura aumentam a imunidade e são ricas em vitaminas essenciais para a visão e os músculos. Esse suco tem uma função extra no verão: ajuda a pele a manter o bronzeado.

Suco de abacaxi: aqui podemos variar bastante. Misturar as rodelas de abacaxi com a hortelã fresca, nos traz um suco refrescante e digestivo. Se quiser pode substituir a hortelã por gengibre, potencializando as propriedades anti-inflamatórias e digestivas do suco. E nada de jogar a casca do abacaxi fora. Antes de descascá-lo lave-o bem com uma escovinha. Depois ferva a casca com água por uns 10 minutos e, após gelar, delicie-se com esse chá de abacaxi ou base para sucos de sua preferência.

Experimente e ouse

Assim como eu jamais imaginaria misturar o gengibre com a melancia, outras tantas combinações incríveis podem surpreender positivamente nosso paladar. Você já experimentou acrescentar açafrão da terra em sucos? Coloque uma colherinha de chá no suco de manga, por exemplo. Além de gostoso, vai aumentar as propriedades anti-inflamatórias. E o anis estrelado no suco de melão? Basta ferver o anis estrelado e usar o chá para bater com melão no liquidificador.

Por falar em chás, eles são ótimos para compor os sucos. O de hibisco colore e combina com quase tudo, inclusive com o anis estrelado. E é com o chá de hibisco que eu invento de fazer uma “Pink Limonade” (limonada rosa), uma bebidinha da moda que as crianças adoram.

Para aumentar o efeito de saciedade, comer menos e emagrecer mais, utilize pequenas quantidades de sementes nos seus sucos, como chia e linhaça, ricas em fibras. Elas não alteram o sabor e são ricas em ômega 3, ômega 6 e antioxidantes.

Agora, um alerta. Vocês viram quantas vezes eu usei a palavra “anti-inflamatório” nesse texto? Pois é, então muito cuidado ao tacar açúcar nessas receitas. O açúcar tem o efeito contrário, ou seja, inflama o organismo. Logo, use-o com muita moderação. Prefira o mascavo ou substitua-o por um pouco de mel ou outros adoçantes naturais mais saudáveis, como a stevia ou o agave. Ou não adoce nada e sinta apenas o dulçor original de cada ingrediente. Bateu uma sede aí?


Irma Bicalho é jornalista formada pela PUC-PR, dona de casa, mãe de quatro filhos e tutora de três cachorros e três gatos. Há três anos se formou no curso de Cozinheira do Senac-PR. Desde então tem se dedicado mais a duas de suas grandes paixões: comer e cozinhar.

 

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