Cartas para o Recomeço: Curitibano lança coletânea de crônicas

Obra reúne todos os textos da segunda temporada do projeto “Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”, iniciado há três anos pelo escritor

Reflexões e ideias otimistas sobre grandes dilemas de todos nós, como o sentido da vida, felicidade, tempo, ansiedade, crises emocionais, sucesso, vulnerabilidade e a pandemia é o que traz o livro “Cartas para o Recomeço” (Editora A Grande Escola), escrito pelo curitibano Guilherme Krauss.
O lançamento será neste próximo sábado (12/12), das 10h às 17h, em uma microloja pop-up instalada na Alameda Prudente de Moraes, 1.225, no Centro de Curitiba. Na sequência, a obra poderá ser adquirida no site da A Grande Escola e na Amazon, com entrega para todo o Brasil.
A obra reúne todas as crônicas da segunda temporada do projeto “Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”, iniciado há três anos por Guilherme com o intuito de escrever textos, ele ainda não os chamava de “crônicas”, todas as segundas-feiras, enviados por e-mail a um grupo pequeno de leitores cadastrados. Como temática, uma premissa em comum: a de que toda segunda-feira é uma nova vida que se inicia e que pode ser um início tão esperançoso quanto as festas de Ano Novo.
“Os textos conversam de forma orgânica, oferecem alívio e a chance de um respiro, um momento seu, neste período em que as forças parecem estar chegando ao fim, que é o término do ano e a expectativa pelo início de 2021”, explica.

VEJA TAMBÉM: O Filho Mau: Artistas curitibanos transformam história de tragédia familiar em HQ

O projeto, que começou com a ideia de durar apenas quatro semanas, permanece até hoje. A primeira temporada foi encerrada em dezembro de 2018 com a publicação, por sugestão dos próprios leitores, de uma coletânea das crônicas enviadas ao longo de um ano, batizada de “Toda Segunda É um Pequeno Réveillon”. A segunda temporada do projeto teve início em abril de 2019, já destinada a se tornar o segundo livro da série, lançado agora.
A previsão era reunir, ao todo, 50 textos. Porém, ao entregar o último, em plena pandemia, o escritor não se sentiu pronto para encerrar o ciclo e “passou do ponto de propósito”. “Não me senti pronto para parar. Quis escrever, viver e trazer um pouco das segundas-feiras confinadas para as páginas, para que as experiências da pandemia ganhassem um registro”, conta.
Guilherme Krauss também é professor, empresário e idealizador do Humans Happiness Survey, estudo que mensura a felicidade em empresas de todo o Brasil, além de fundador da Hümans At Work, consultoria que trabalha com desenvolvimento de habilidades comportamentais, cultura e felicidade no ambiente do trabalho e cofundador d’A Grande Escola, empresa que promove eventos de desenvolvimento pessoal e pesquisas direcionadas à qualidade de vida.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.