Cândido destaca escritoras estrangeiras e tradutoras

Jornal Cândido de março apresenta um panorama da produção literária de autoras estrangeiras

candido
Jornal Cândido de março faz homenagem a escritoras estrangeiras. Foto: Divulgação

O jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz em março, na Edição 104, a literatura produzida por mulheres mundo afora.  O material, assinado pela crítica e ensaísta Camila von Holdefer, elenca um time de autoras de diversos países com comentários das tradutoras de suas obras no Brasil. “Com frequência o nome de quem traduziu um livro é omitido. Quis que as próprias tradutoras apresentassem as autoras cuja leitura elas tornaram possível”, explica Camila.
Outro destaque é a participação de dois “imortais”. Antonio Cicero, ocupante da cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras, colabora com o poema “O Grito”, incluído em uma nova antologia de sua obra, a ser lançada ainda neste mês. E João Almino (cadeira 22) aconselha os novos autores na seção De Escritor para Escritor.
A edição ainda traz uma entrevista com o jornalista Jotabê Medeiros (autor das biografias de Belchior e Raul Seixas) e reportagem de Gisele Barão sobre os 60 anos da morte de Albert Camus.

Versão Digital

Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná a distribuição de exemplares impressos do Cândido de março está suspensa. Por isso o jornal pode ser lido em seu novo site.