CD é uma homenagem aos compositores paranaenses
Por Kristiane Rothstein
A banda Blindagem, veterana curitibana, com mais de 40 anos de estrada e 20 sem gravar, está com uma novidade: o CD “Rock Pinhão” com músicas de autores paranaenses, como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, Cabelo, Lápis, dois artistas que nos deixaram durante a pandemia, João Lopes e Tatara, e outros músicos do cenário paranaense. Músicas conhecidas e que foram sucesso no passado, agora recebem nova roupagem.
Em entrevista ao Curitiba de Graça, Paulo Juk, que também produziu o álbum, conta que o CD foi gravado no ano passado e “chegou junto com a pandemia, em março”. “Aí, já não pudemos fazer nada, não tem como fazer show neste momento e acreditamos que uma live perderia o efeito”, conta.
Paulo conta que o CD – que já era uma homenagem aos compositores paranaenses, ficou ainda mais saudosista já que durante a pandemia, dois dos homenageados, Tatara e João Lopes, faleceram. “Tanto o João Lopes quanto o Tatara puderam ouvir as músicas antes de partirem. Por isso também que queremos fazer um show, ao vivo, para poder homenagear esses músicos e contar com a presença dos seus familiares”, diz.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=OpXojo6tMOg” align=”right” /]
O CD já está disponível para compra na plataforma digital www.selovirtual.com.br a partir de 15 reais. Para quem quer conhecer o CD “Rock Pinhão”, ele explica que o fã pode comprar por música para ouvir por meio digital, o próprio CD para ser entregue pelo correio ou mesmo um musicard que vem com QR Code para baixar o CD inteiro, que tem ainda um vídeo.
Ilustração ilustre
No CD “Rock Pinhão” as músicas dos compositores paranaenses ganharam novos arranjos e até estilos. A moda de viola “Mocinhas da Cidade”, por exemplo, do Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, virou rock e “Pedaços da Minha Vida” (de Mathias e Nascimento), um blues. O CD também conta com a participação nos arranjos de outros músicos, como Danilo Caymmi.
O cuidado foi além da gravação. A capa do CD ganhou um toque especial: a ilustração do chargista, Ademir Paixão.
VEJA TAMBÉM: Essa música tem história: Garota de Ipanema
Novo canal com o público
Mesmo sem live, Paulo destaca que decidiram fomentar os canais com o público durante a pandemia. Acabaram de lançar o canal de YouTube da banda e convida a todos para acompanharem as novidades por lá. “Precisamos que os fãs nos sigam no YouTube para termos mais visibilidade”, explica.
Se você já é fã ou ainda não conhece, entre no canal AQUI para conferir o novo espaço de divulgação da banda.
Mais novidades
Certamente esta notícia deixará os fãs ainda mais ansiosos para que a pandemia acabe logo: Paulo Juk anuncia que a Blindagem tem mais um CD gravado, todo ele com músicas inéditas, com gravações de composições do Paulo Leminski e Ivo Rodrigues. “Esperamos poder fazer esses lançamentos com vários shows no próximo ano, sem pandemia e com o público com a gente”, diz.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!
Muito bom! Temos que incentivar os compositores locais da cultura popular.
Excelente matéria. Parabéns. Uma importante ferramenta e sensibilidade para apoiar nossa abandonada cultura.