O espetáculo tem entrada gratuita e apresentará
duas novas coreografias
O Balé Teatro Guaíra apresenta nos dias 20 e 21 de agosto, às 20h, o projeto Plataforma Novos Criadores, em que bailarinos da companhia são convidados a criar coreografias inéditas, oportunizando o desenvolvimento de novas habilidades.
O formato da apresentação é o Guairão do Avesso, quando o público assiste aos espetáculos no próprio palco. Uma pequena arquibancada para 100 pessoas será montada e a plateia vai compartilhar o espaço com os bailarinos. A ideia é aproximar público e bailarinos a partir de uma apresentação de dança contemporânea, criando um ambiente mais intimista.
A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados. A distribuição começa uma hora antes do início. A classificação indicativa é 16 anos, pois o espetáculo possui cenas de nudez parcial feminina.
As apresentações serão de dois trabalhos. O primeiro é Peixe Solúvel, de João Bicalho. Ele conta que a experiência é uma oportunidade de o bailarino vivenciar outras funções dentro da companhia. A coreografia é inspirada no escritor francês André Breton, um dos precursores do movimento surrealista. “No mundo simbólico, torna-se possível o que no mundo material é impossível. E o ser humano, com seus sonhos e os devaneios, pode acessar essas impossibilidades que, no entanto, dão sentido completo a muitas realidades que, de outra forma, seriam insípidas ou absurdas”, diz.
O outro trabalho apresentado será o Call Me Irresponsible, do bailarino Vitor Rosa. “O projeto expõe a imagem de linhas de produção que transformam matéria em descarte. A lógica de mercado que explora os corpos até sua overdose é representada por uma esteira que nunca para. A estrutura da esteira empurra seus componentes/participantes para um solo não fértil, um futuro insustentável, o completo descarte”, explica.
O Teatro Guaíra fica na Rua Amintas de Barros, s/nº – Centro. Mais informações na página do Facebook, perfil do Instagram ou no site www.teatroguaira.pr.gov.br