Show no Teatro Paiol homenageia o músico brasileiro Ernesto Nazareth

O show será apresentado pelo bandolinista Daniel Migliavacca e o acordeonista André Ribas

Foto: Divulgação 

Nos dias 21 e 22 de agosto, às 20h, no Teatro Paiol, acontece o segundo show da série “História do Choro”, idealizada pelo bandolinista Daniel Migliavacca. A primeira apresentação, que aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, trouxe o flautista Toninho Carrasqueira e o violonista Lucas Melo homenageando os primeiros Chorões. Nesse segundo encontro, Daniel Migliavacca estará em duo com o acordeonista André Ribas, apresentando um repertório dedicado ao grande pianista brasileiro Ernesto Nazareth.

Considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira, o Choro é um dos gêneros da música popular brasileira de maior prestígio no exterior, porém, pouca gente conhece a sua história e sua importância no Brasil. E foi pensando em celebrar e divulgar esse gênero, que o músico bandolinista Daniel Migliavacca idealizou essa série de shows.

Além de apreciar obras de compositores fundamentais para a História do Choro e para a música brasileira, o público curitibano poderá acompanhar encontros inéditos de músicos de destaque no cenário nacional e dedicados a produção e divulgação do Choro pelo mundo.

O projeto acontece uma vez ao mês até dezembro e cada edição terá dois shows seguidos no Teatro Paiol, com ingressos a preços populares de R$10 e R$5 (meia-entrada). Além da venda presencial no Teatro Paiol e Capela Santa Maria, os ingressos também estão a venda pelo site do Alô Ingressos (pelo site, tem taxa de conveniência).

O Teatro Paiol fica na Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho. Confira o calendário dos shows:

21 e 22 de agosto
Daniel Migliavacca convida André Ribas para show dedicado à Ernesto Nazareth
Ernesto Nazareth pode ser considerado o pai do piano brasileiro e será interpretado pelo duo inusitado de bandolim e acordeon. Nesta edição, Daniel Migliavacca recebe o acordeonista André Ribas que tem se destacado no cenário da música instrumental e recebido prêmios pelo Brasil afora com o trio de forró Fuá de Latada.

25 e 26 de setembro
Daniel Migliavacca Quarteto convida Rogéria Holtz para show dedicado à Pixinguinha
Pixinguinha foi o maior compositor de choro de todos os tempos e um divisor de águas dentro da música brasileira, inclusive sendo um dos grandes precursores do samba ao lado de Donga e João da Baiana. Para esse concerto, Daniel Migliavacca se apresenta com seu quarteto tendo como convidada especial a cantora Rogéria Holtz. O repertório apresenta além de choros, alguns sambas de Pixinguinha com parceiros, como Vinicius de Moraes.

16 e 17 de outubro
Daniel Migliavacca convida Marcel Powell para show dedicado à Garoto e Waldir Azevedo
Garoto e Waldir foram músicos muito diferentes entre si e ambos deixaram choros que se tornaram clássicos e obrigatórios em qualquer roda de choro. Neste concerto, Daniel Migliavacca e Marcel Powell passeiam por esses clássicos em versões contemporâneas e vigorosas com muitos improvisos característicos do gênero. Vale destacar o “Chorinho do Ahú” que Garoto dedicou ao antigo cassino do Ahú em Curitiba após concerto feito no local.

5 e 6 de novembro
Daniel Migliavacca convida Alessandro Penezzi e Celsinho Silva para show dedicado à Jacob do Bandolim e Luperce Miranda
Jacob do Bandolim e Luperce Miranda foram os maiores nomes do bandolim brasileiro como instrumentistas e compositores. Neste encontro, Daniel Migliavacca recebe o virtuoso violonista paulista Alessandro Penezzi e o pandeirista carioca Celsinho Silva, filho de Jorginho do Pandeiro, para celebrar a obra desses dois gênios brasileiros mostrando a diferença de estilos entre eles através um repertório ao mesmo tempo sentimental e virtuosístico.

3 e 4 de dezembro
Daniel Migliavacca convida Sérgio Albach, João Egashira, Julião Boêmio e Ricardo Salmazo para show dedicado ao Choro Curitibano
Para fechar o projeto, este concerto é dedicado aos compositores curitibanos que se dedicaram e se dedicam ao Choro, mantendo viva essa tradição brasileira em Curitiba e pelo Brasil. Os convidados dessa edição são os destacados instrumentistas: Sérgio Albach (clarinete), João Egashira (violão), Julião Boêmio (cavaquinho) e Ricardo Salmazo (percussão).

 

 

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Protetor solar para Pets. Afinal eles precisam ou não?

A incidência dos raios solares também pode ser prejudicial aos pets. Muitos tutores ficam em dúvida se devem ou não aplicar protetor solar no seu animalzinho. Existe protetor solar para pets?

Você pode gostar de:

spot_img