Castração precoce reduz em torno de 90% a possibilidade do pet desenvolver câncer de próstata
Jacqueline Felippetto
Você sabia que os pets também podem ter câncer de próstata? A incidência é maior em cães, mas também a doença também atinge os gatos.
Os pets idosos e não castrados, principalmente a partir dos sete anos, são os mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer. A castração precoce do cão ou gatinho é uma das principais maneiras de prevenir o câncer de próstata. Ela não impede totalmente a doença, mas reduz em torno de 90% a possibilidade de desenvolvimento desse tipo de tumor.
Os principais sintomas do câncer de próstata são:
- Dificuldade de urinar
- Perda de peso
- Aumento de infecções urinárias
- Presença de gotas de sangue logo após o animalzinho urinar
- Dificuldade em defecar
- Dor abdominal
O diagnóstico é baseado em exame físico, exames de raio-x, ultrassonografia abdominal, exames de sangue e urina e, para complementar, a biópsia. Para tratar, é necessária cirurgia, chamada de prostatectomia, além de quimioterapia.
VEJA TAMBÉM: Como saber se meu pet tem doença renal?
É muito importante sempre manter seu pet com uma alimentação adequada, cuidar com obesidade e fazer consultas regulares com o veterinário, principalmente se o pet for idoso. Cães e gatos com idade avançada devem fazer check-up, pelo menos, uma vez ao ano, assim fica mais fácil detectar qualquer tipo de doença e, consequentemente, achar o tratamento adequado o mais rápido possível.
Fique atento sempre às mudanças de comportamento do seu pet e qualquer dúvida leve-o quanto antes ao médico veterinário.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV