O riso volta aos palcos: espetáculo de palhaçaria reestreia em abril

O espetáculo de palhaçaria “Risas y Sonrisas” reabre sua temporada de apresentações! Depois de dois anos de hiato pandêmico, a peça volta aos palcos dentro da programação da Mostra Seu Nariz, que está dentro do Festival de Teatro de Curitiba.

Espetáculo de palhaçaria que celebra cenas circenses tradicionais em leituras contemporâneas. Na busca por reviver a tradição dos palhaços, a trupe se lança à pesquisa de entradas clássicas, adicionam elementos próprios e trazem nesse espetáculo o encontro entre o riso secular e o atual.

O espetáculo ocorre dia 03/04 no Espaço Fantástico das Artes, às 11h00. A entrada é franca e a contribuição é voluntária ao chapéu! Os ingressos podem ser reservados pela plataforma sympla!

A companhia Risas y Rebeldia é um coletivo de palhaças e palhaços que atua na pesquisa e experimentação cênica da arte clownesca na cidade de Curitiba desde 2015. Possui em seu repertório a peça Risas y Sonrisas, um espetáculo de reprises clássicas de palhaçaria, revisitadas pelo olhar contemporâneo, e a peça Edifício Cosmopolitan, um espetáculo de improvisação de formato longo, criado para as plataformas virtuais durante a pandemia. A companhia atua em ruas, praças, teatros, circos e comunidades com espetáculos, interações, oficinas e pesquisa na linguagem da palhaçaria e do teatro de improvisação cômica.

O ESPETÁCULO

Risas y Sonrisas: reprises clownescas é um espetáculo de palhaçaria que celebra as cenas circenses tradicionais em leituras contemporâneas. Tem orientação de números de Vanderleia Will (Cia Pé de Vento Teatro) e Elder Kloster (Cia Os Barbacas). Estreou na primavera de 2017 e já visitou mais de QUINZE cidades em dois estados, atingiu mais de quatro mil pessoas, passando por escolas, praças, ruas, teatros, festivais de artes cênicas e palhaçaria.

Em 2018, o espetáculo foi selecionado para Mostra das Águas de Palhaçaria, em Piraquara, e para o VI Festival de Teatro de Pontal do Paraná, onde levou três premiações: atriz coadjuvante, sonoplastia e figurino. Foi contemplado pelo Prêmio Arte Paraná, do Governo do Estado, circulando por quatro regionais do estado. Além disso, apresentou-se pelo Festival Guritiba e participou do Cabaré de Cenas do I Festival de Palhaçaria de Balneário Camboriú – Sol Rindo.

Em 2019, o espetáculo foi selecionado para a Super Mostra de Palhaços, do Teatro Ebanx Regina Vogue, sob a curadoria de Rafael Barreiros, o palhaço Alípio. Foi selecionado para a programação do Verão Teatral de Joinville para duas apresentações no Teatro da AJOTE, para o Festival Psicodália e para o Festival de Teatro de Curitiba, onde estiveram em temporada no Auditório Carlos Kraide, no Portão Cultural, para o Festival de Artes Cênicas de Colombo, onde foi indicado como melhor espetáculo e para o Festival de Teatro de Pinhais. Neste mesmo ano, o espetáculo foi aprovado no edital de fomento à arte de rua da Fundação Cultural de Curitiba com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço
Quando: 03/04 | domingo
Hora: 11h00
Local: Espaço Fantástico das Artes
Endereço: Trajano Reis, 41
Ingressos: contribuição ao chapéu
Reservas: plataforma sympla
Classificação: livre
Duração: 50 minutos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Livro sobre mitologia de Hércules tem lançamento gratuito no Wonka Bar

"Os Doze Trabalhos de Hércules" é lançado em livro com poemas inéditos. Depois de passar pelo rádio, teatro e...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img