Dra Pet: Como saber se meu pet tem doença renal?

Doenças renais podem se desenvolver em cães e gatos de qualquer idade, por isso é importante uma avaliação periódica do veterinário

Jacqueline Felippetto

Estamos no Março Amarelo Pet, campanha de conscientização da prevenção de doenças renais em cães e gatos. Cerca de 60% dos pets podem desenvolver essas doenças, principalmente quando estão idosos.

As principais causas das doenças renais nos pets são o excesso de proteínas na dieta, a obesidade, problemas cardíacos, algumas doenças genéticas, parasitas que se alojam nos rins, leptospirose e ingestão de produtos e alimentos tóxicos – a uva e a uva passa são nefrotóxicas.

A insuficiência renal crônica é a pior das doenças renais e costuma ser silenciosa. Mas, o tutor pode ficar atento a alguns sinais, principalmente se o pet tem uma idade avançada – contudo, é importante lembrar que esse problema pode acometer bichinhos em qualquer época da vida.

Os principais sinais da insuficiência renal crônica nos pets são:

  • Perda de apetite
  • Convulsão
  • Úlceras na boca e focinhos
  • Sede excessiva
  • Vontade de urinar a todo instante
  • Vômitos e diarreia
  • Emagrecimento
  • Infecções urinárias recorrentes
  • Mau hálito
  • Dor na região dos rins

O diagnóstico é realizado por meio de ultrassonografia, radiografia, exame de urina e exame de sangue, que somente o médico veterinário pode prescrever. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil fica proporcionar melhor qualidade de vida do animalzinho.

VEJA TAMBÉM: O que pode causar a queda de pelos nos pets

O tratamento consiste na mudança na dieta, medicação e hemodiálise, quando necessária. Existem rações no mercado pet específicas para doenças renais, mas sempre devem ser prescritas pelo médico veterinário.

Por isso é importante realizar um check-up anual nos animaizinhos, pois se aparecer qualquer alteração nos exames, é possível começar a tratar o mais precocemente possível.

Fique atento ao seu bichinho e qualquer alteração de comportamento, leve-o imediatamente ao veterinário.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Livro sobre mitologia de Hércules tem lançamento gratuito no Wonka Bar

"Os Doze Trabalhos de Hércules" é lançado em livro com poemas inéditos. Depois de passar pelo rádio, teatro e...
- Advertisement -

Veja Também

spot_imgspot_img