Dra. Pet: O que pode causar a queda de pelos nos pets

Banhos, doenças e alimentação influenciam na queda de pelos

Jacqueline Felippetto

A mudança de pelagem nos animais é normal e acontece duas vezes por ano, uma no verão e outra no inverno. Nessas duas fases é muito importante fazer a escovação para facilitar a troca de pelos.

Mas, existem algumas situações podem estimular uma queda excessiva de pelos ou até mesmo uma mudança na pelagem. Uma delas são os banhos excessivos, pois prejudicam a camada de gordura que protege a ele, podendo levar à seborreia (caspa) e a outros problemas de pele, como fungos, bactérias, sarnas e dermatites. Além disso é importante utilizar somente shampoos específicos para os pets.

VEJA TAMBÉM: Obesidade reduz em até dois anos a vida de cachorros e gatos

Doenças hormonais, diabetes, estresse e verminose também podem provocar problemas na pelagem. É sempre bom levar seu pet para uma consulta veterinária se perceber que a pele ou o pelo do seu bichinho estão alterados, pois as vezes é necessário fazer um exame de sangue para um diagnóstico mais preciso.

Existem hoje suplementos que além de evitarem a queda excessiva de pelos, aumentam a imunidade e ainda atuam sobre a pele e a pelagem, proporcionando brilho e maciez. Geralmente, esses suplementos contém Ômegas 3, 6 e 9. Mas, sempre busque a orientação de um médico veterinário.

OUTRA DICA IMPORTANTE
Alimente seu pet sempre com ração de boa qualidade, mantendo uma dieta equilibrada, pois isso influencia muito na pelagem do animal.

Espero que tenham gostado das dica de beleza e saúde para seu pet, afinal de contas, eles merecem todos os cuidados!

Jacqueline Felippetto
Jacqueline Felippetto é médica veterinária e atua na área de animais de companhia. Há quase 20 anos, participa de programas de televisão para dar dicas de como cuidar de bichos de estimação, que também são compartilhadas no canal do Youtube, Bichos na TV