Segundo os artistas, música é um chamado para todos aqueles que ainda não entendem a arte como trabalho
“Eu acredito que a gente atuar como classe, como grupo, é essencial para a transformação que a gente deseja”, observa o rapper Beduino ao falar sobre o seu novo single “Arte das Palavras”, gravado em parceria com a poeta Jaquelivre e já disponível no Spotify. A música, segundo o artista, é um chamado para todos aqueles que ainda não entendem a arte como trabalho.
Usando uma clássica batida de boombap, produzida por Cabes, a dupla rima sobre as dificuldades de ser artista, intensificadas ainda mais na pandemia, e como, mais do que nunca, nesse momento de crise, a classe artística precisa se unir e exigir seus direitos.
“Essa música faz sentido dentro do momento histórico que a gente estava vivendo quando ela foi escrita. A pandemia já tinha acontecido, a gente já estava em isolamento fazia um tempo, os artistas estavam em situação de emergência… Estão até hoje, mas não havia ainda nenhuma lei emergencial”, ressalta Jaquelivre.
MC, arte educador e produtor cultural curitibano, Bernardo Beduino é é um dos responsáveis por movimentar a arte de rua em Curitiba, é fundador da Batalha das Casinhas, do projeto Poesia Abstrata e acredita na democratização da arte
A poeta Jaquelivre também é cantora, compositora, psicóloga e cofundadora do Slam das Gurias CWB. Em suas composições, a artista expressa com força e argumentos líricos, as verdades pouco ditas pela sociedade patriarcal, ecoando questões de classe, gênero e política.
VEJA TAMBÉM: Vídeo comemorativo do Dia Mundial da Dança une hip hop e Vivaldi
O single chega junto com um videoclipe produzido pela Affluence Films, gravado na Cidade Industrial de Curitiba, maior bairro da capital paranaense, planejado para alocar os trabalhadores das indústrias locais e que é caracterizado pela alta concentração de conjuntos residenciais de habitação popular. Com isso, Beduino e Jaquelibre buscam reforçar a ideia do artista trabalhador, vestindo roupas feitas de jeans, tecido que teve sua origem na revolução francesa e representa o uniforme dos trabalhadores operários e camponeses da época. Os detalhes em vermelho no figurino e cenário simbolizam a luta pela revolução e a importância da arte como ferramenta desse objetivo.
O projeto “Arte das Palavras” é o último single antes da campanha de lançamento do segundo álbum de Beduino, chamado “O Lado Bê Do Hino”, previsto para o segundo semestre de 2021.
Assista ao videoclipe de “Arte das Palavras”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=iNO9–o6YgA&t=11s” loop=”no” muted=”no” /]
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.