Todos os dias são divulgados dois vídeos que foram escolhidos pelo edital FCC Digital de apoio ao setor cultural
A Fundação Cultural de Curitiba está exibindo em suas páginas do Facebook, Instagram e Twitter os conteúdos audiovisuais selecionados pelo edital FCC Digital – 013/2020. Os primeiros 16 vídeos estão divididos em seis blocos temáticos – infantil, atrações musicais, entrevistas, performance, teatro, literatura, cinema e documentário.
“Com a exibição dos vídeos nas redes sociais da FCC, cumprimos com êxito a última etapa do edital emergencial que lançamos logo no início do período de pandemia, para auxiliar os trabalhadores da cultura, incentivar a produção cultural mesmo durante a crise e oferecer ao público alternativas para acesso à cultura e ao entretenimento”, disse a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
São divulgados dois conteúdos por dia. A programação abriu com a série de histórias para crianças reunidas no DVD “Carruagem de Histórias e Canções”, da compositora, escritora, contadora de histórias e arte-educadora Rosi Greca, e o show “Cyrk – O Circo Musical do Trio Quintina”. Neste espetáculo, produzido pelo trio em 2010, o fantástico, o surreal e o mambembe conduzem o público por uma experiência que traz à memória referências do cinema de David Lynch, das trilhas de Nino Rota e de obras como Os Saltimbancos e A Arca de Noé. O trio é formado por Fabiano Silveira, Gabriel Schwartz e Gustavo Schwartz.
[arve url=”https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba/videos/734452787126011/?v=734452787126011″ align=”center” /]
Também já estão disponíveis para o público uma adaptação para o teatro do poema lírico “Os dois amores de Colombina”, de Menotti del Picchia (1920), feita pelo dramaturgo curitibano César Almeida; o clipe “Zoiúda”, da cantora e compositora Raíssa Fayet; o lyric vídeo do músico Alexandre Zampier, que apresenta a faixa “O corpo cansou”, do álbum Bob Uilson, lançado em abril de 2020; o curta-metragem “Em dias de luta poesia”, que revela de maneira lúdica a simplicidade no entendimento de importantes questões por parte das crianças, com roteiro e direção de Roberto Oliveira, entre outros vídeos.
VEJA TAMBÉM: Fotógrafo curitibano vende livros para ajudar artistas
“O aspecto gratificante do resultado deste primeiro Edital FCC Digital foi a constatação do alto nível das propostas e da possibilidade de oferecer obras artísticas cheias de criatividade e excelente conteúdo para a cidade”, afirma o diretor artístico da Fundação Cultural, Edson Bueno, que preside a Comissão Especial de Chamamento Público.
Foram selecionados 300 projetos e foi efetuado o pagamento no valor de R$ 1,5 mil cada, totalizando um investimento de R$ 450 mil.
Novo edital
Para os artistas que não conseguiram participar, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançaram um novo edital emergencial para a seleção de conteúdos culturais. As inscrições têm início às 18h do dia 10 de agosto e encerram às 12h do dia 17 de agosto de 2020. Mais informações AQUI.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!