Com o tema “O texto e a ilustração no universo nonsense de Eve Ferretti”, a conversa encerra a série de lives de julho
Para encerrar a série de lives de julho, o Trilhas Literárias recebe na próxima sexta-feira (31/07), a escritora, ilustradora e roteirista Eve Ferretti. A conversa será a partir das 15h, na página do Facebook do projeto, com o tema “O texto e a ilustração no universo nonsense de Eve Ferretti”, e mediação de Tatjane Garcia. Assim, como nos demais encontros será possível conhecer mais sobre as obras e o processo de escrita da autora.
“A obra de Eve Ferretti desconstrói a lógica, embaralha o sentido e ganha o leitor com muito humor (macabro ou não), como faz o nonsense, em todos os seus modos de expressão. Em suas narrativas, Eve cria um jogo entre texto e ilustração, lembrando o procedimento do pintor, desenhista e escritor inglês Edward Lear, um dos pais da literatura nonsense vitoriana, junto com seu conterrâneo e contemporâneo Lewis Carroll. Na ficção de Lear, praticamente toda ela acompanhada de ilustração do própria autora, o texto e a imagem muitas vezes contradizem, mas a ilustração pode também informar muito mais do que o texto, como também podemos observar na obra da autora curitibana”, afirma Dirce Waltrick do Amarante, professora da UFSC, tradutora, escritora e ensaísta.
VEJA TAMBÉM: Especial Dia do Escritor – O que eles têm a dizer
Escritora curitibana, atualmente Eve Ferretti mora em Portugal. Estudou pintura clássica, desenho e é mestre em ilustração e animação. Já ilustrou livros de diversos autores, até que, em 2010, escreveu sua primeira história, A menina que organizava. É autora também de Moscas e outras Memórias e “O que dizem de Carmen” segundo lugar no Concurso João-de-Barro 2015-16. Transitando entre o desenho e a animação, o humor e o tragicômico, lançou-se na animação stop motion com The Old Lady, que já circulou em vários festivais mundo afora.
O Trilhas Literárias é um projeto criado em Pinhais, região da Grande Curitiba, que busca incentivar a leitura por meio da difusão de informações literárias, contação de histórias, mediação de leituras, vídeos de escritores regionais e, agora, terá encontros ao vivo com escritores reconhecidos nacional e internacionalmente.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!