Adeus ao Bicho do Paraná

Morre João Lopes, o cantor e autor de Bicho do Paraná, o hino popular dos paranaenses

bicho do paraná
João Lopes compôs o hino popular dos paranaenses na década de 80. Foto: Dani Santana (Facebook)

Por Irma Bicalho
Na madrugada do dia 18 de maio o Paraná perdeu mais um filho ilustre. O cantor e compositor João Lopes, figura lembrada pela sua composição Bicho do Paraná, morreu aos 69 anos, vítima de um câncer no pulmão.
João Lopes da Silva, nasceu em Califórnia, norte do Paraná, em 25 de maio de 1950. Trilhou um estilo musical que ficou conhecido como rock rural, fazendo referências às boas coisas do interior, que mesmo quem vem para a cidade grande jamais esquece.
A primeira vez que ele pisou num palco em Curitiba, foi em 1978, a convite de um amigo que deve recebê-lo em festa no céu, Ivo Rodrigues, da banda Blindagem. Três anos depois lançou seu primeiro disco, “João Lopes”, gravado pela Continental. É neste trabalho que está a faixa “Bicho do Paraná”, que se tornou uma espécie de hino dos paranaenses. Os outros discos lançados por Lopes foram Pé Vermelho (1988), O Homem e a Natureza (1991), Interiores (1996), Bicho do Paraná Acústico (2005) e Vamos Cantar (2013).

Nada de gato de Ipanema

Quem viveu nos anos 80 é bem capaz de lembrar de como a música Bicho do Paraná foi parar na ponta da língua dos paranaenses. Uma campanha publicitária do Banco Bamerindus, que enaltecia o estado através de sua gente, utilizou a gravação como trilha sonora.
Os anúncios, exibidos em horário nobre, como nos intervalos do Jornal Nacional, apresentavam figuras de destaque do estado, artistas, empresários, esportistas, escritores entre outros. E terminavam sempre com o refrão eternizado por João Lopes: “eu não sou gato de Ipanema sou bicho do Paraná”

Homenagem

Em 2011, João Lopes recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba e a condecoração da Ordem Estadual do Pinheiro. Uma importante homenagem, ofertada aos que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná.

VEJA TAMBÉM: IRA! está de volta com tudo

João Lopes será sempre lembrado por cantar e valorizar a nossa cultura. Nunca cortou seus cabelos para ficar parecido com o gatos de Ipanema, nem se rendeu ou se vendeu aos apelos comerciais que pudessem desviá-lo de seu caminho.  Quer conhecer outros sucessos de João Lopes e descobrir o que desencadeou a inspiração para compor “Bicho do Paraná”, o hino popular dos paranaenses? Ouça do próprio artista, no programa Ciclojam, gravado em 2003 e dirigido por Cyro Ridal. São duas partes. Aproveite!
 
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=Tyjdo2-eUNw&feature=share” align=”center” title=”Ciclojam João Lopes Parte 1″ /]
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=Fa-cOetie7E&feature=share” align=”center” title=”Ciclojam João Lopes Parte 2″ /]
 
 
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img