1ª Mostra Transcendental no Festival de Curitiba

/, Eventos Culturais, Teatro e Circo/1ª Mostra Transcendental no Festival de Curitiba

Espetáculos da Mostra Transcendental buscam provocar uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e do universo

 

Foto: Divulgação

Até o dia 8 de abril, acontece no Teatro Rodrigo D’Oliveira, em Curitiba, a 1ª Mostra Transcendental, que leva aos palcos diferentes peças com a temática da espiritualidade para provocar uma reflexão sobre os mistérios da vida, da morte e do universo, contemplando a vastidão de experiências físicas, psíquicas e emocionais.  “A arte e o teatro são transcendentais. Quando a gente vê um filme ou uma peça de teatro e aquilo nos toca, isso é o transcendental tocando a nossa alma. A mostra não tem o objetivo de doutrinar ninguém ou divulgar religião. Nossa intenção é divulgar uma cultura de paz. O mundo está passando por um momento de muito conflito e nossa intenção é levar um pouco de paz e alegria, mostrar para o público que as dificuldades que passamos são passageiras”, comenta Rodrigo D’Oliveira, organizador da mostra.

A arte transcendental no Brasil teve como pioneiro o ator e diretor, Augusto César Vannucci, que levou para a TV diversos programas que discutiam a espiritualidade e, no teatro, produziu e dirigiu a peça “Além da Vida”, com textos de Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, que ficou em cartaz por quase 30 anos. Foi essa peça que inspirou Rodrigo D’Oliveira a criar e montar espetáculos com a temática espiritual. “Entre os anos 2000 a 2002, estudei o primeiro livro ditado por André Luiz e psicografado por Chico Xavier, o Nosso Lar. Então, estreei o espetáculo em agosto de 2002 e, desde então, nunca saiu de cartaz. Nesses 15 anos, respiro o teatro transcendental e é o trabalho que mais me satisfaz em fazer”, afirma Rodrigo.

Durante os dez dias de festival, integrantes do Hare Krishna farão a recepção de todos os espetáculos e o público ainda poderá participar de uma oficina de Culinária Transcendental, que ensinará receitas vegetarianas.

Confira a programação:

Efeito de Existir – 03 e 04/04, às 20h e 05/04, às 16h e 20h 
Numa espécie de tribunal, um jovem, um político, uma velhinha, um patrão, um bêbado e um andrógino são obrigados a passar por uma reavaliação de suas próprias posturas e a refletir sobre o nosso lado divino, que nunca se cala e se manifesta, principalmente, depois do que chamamos de morte.

Minha Eterna Namorada – 06 e 07/04, às 20h e 08/04, às 18h
Jacirinha e Onofrinho são protagonistas de uma paixão nascida na infância, que cresceu nas descobertas da adolescência e adoeceu com a reprovação de seus pais. Impossibilitados de expor seus sentimentos, os jovens são obrigados a abrir mão de uma paixão, embora o amor permaneça vivo dentro de seus corações.

Tintino o Espetáculo Continua… – 08/04, às 12h (infantil)
No cenário de um picadeiro, as crianças e os adultos poderão acompanhar a trajetória dos últimos dias de vida do palhaço Tintino na terra e os primeiros números do seu show num entardecer mágico de um mundo mais feliz.

Serviço: Mostra Transcendental no Festival de Curitiba
Data: até 8 de abril
Local: Teatro Rodrigo D’ Oliveira – RuaTrajano Reis, 41 – São Francisco
Ingressos: $20 – apenas na bilheteria do teatro com a doação de 1kg de alimento
Mais informações pelo telefone (41) 3223-2205

2018-04-09T09:59:49+00:00 09 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta