A live, que acontece no YouTube do Gilberto Gil, vai arrecadar fundos para levar testes da covid-19 a aldeias do país
No dia 8 de agosto, o cantor Gilberto Gil se reúne a diversos artistas brasileiros para realizar a live Demarcação Já Remix, que tem como objetivo arrecadar recursos para viabilizar a compra de testes rápidos da covid-19 para aldeias indígenas do país. A doença já atingiu ao menos 145 povos e mais de 21 mil indígenas, de acordo com o projeto social Bora Testar, que leva esses exames às comunidades.
A transmissão será a partir das 20h, no YouTube Gilberto Gil. A live terá, além da presença de diversos artistas, exposição de artes visuais e trechos de filmes e vídeos sobre os povos indígenas. O coral Guarani Tenonderã da aldeia Sapukai abrirá a programação com canções tradicionais em homenagem a seu cacique, Domingos Venite, que faleceu em julho, vítima da covid-19.
A live, que contará com a presença dos cantores Criolo, Margareth Menezes e Chico Cesar, e de artistas das artes visuais, audiovisual e cinema, como Ernesto Neto, Oskar Metsavaht e Letícia Sabatella, acontece na véspera do Dia Internacional dos Povos Indígenas e ainda marcará o mais recente lançamento da série “Demarcação Já Remix”, com Ney Matogrosso e Zélia Duncan, que também darão voz à causa, adornados pelas batidas de Ruxell, Deeplick e DJ MAM.
VEJA TAMBÉM: Museu digital apresenta a história de vacinas e medicamentos
Disponibilizada por meio do selo Sotaque Carregado (The Orchard), a série de remixes da música “Demarcação Já”, que inspirou o nome do festival, e foi lançada como uma campanha pela demarcação das terras indígenas liderada pelo Greenpeace em parceria com a APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, apoiada pelo Instituto Socioambiental (ISA).
O DJ MAM reuniu a colaboração de mais de 30 artistas e transformou em um projeto de minirremixes, que são lançados mensalmente. Os primeiros trouxeram Gilberto Gil e Céu, respectivamente remixados por Tropkillaz, Telefunksoul e Freelion, seguidos por Maria Bethânia e Zeca Baleiro, pelos beats de El Búho e do DJ Waldo Squash.
O mais recente conta com o paraibano Chico César, remixado por seu conterrâneo Furmiga Dub, e com o BaianaSystem, remixado pelo Digitaldubs. Tudo junto e misturado pelo DJ MAM, que incluiu frases de ordem da líder indígena, Sônia Guajajara. Tudo está disponível em plataformas digitais como Spotify, ITunes, Deezer e outros.
Toda a identidade visual da live é inspirada na obra do artivista, compositor e poeta Bené Fonteles, que também coordena o Movimento Artistas pela Natureza. Quem assina a curadoria do evento on-line é o DJ MAM, que também dirige a transmissão ao lado de Vini Fabretti.
Bora Testar
Criado a partir da necessidade de atender uma parcela da população em maior estado de vulnerabilidade ao contágio por covid-19, o projeto Bora Testar leva testes de diagnóstico às favelas e às comunidades indígenas das áreas periféricas das grandes cidades. O objetivo é ajudar a preservar a saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade desses locais.
Diversas ações estão sendo realizadas para atrair mais doadores e arrecadar mais recursos que serão todos destinados à compra de testes. Para contribuir, com qualquer valor a partir de R$ 10, basta acessar a plataforma de arrecadação ou o QRCode abaixo.
Apoie os pequenos negócios!
Acesse a Rede do Bem e confira os pequenos empresários e comércios que estão trabalhando para deixar sua vida mais confortável!