Visitas guiadas ao Cemitério Municipal inspiram livro-reportagem

Livro pode se transformar em um boletim da Casa Romário Martins

Palco das já tradicionais visitas guiadas, cheias de história e cultura, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula virou tema de um livro-reportagem: “Morte e Vida em Curitiba”, da jornalista Larissa Nicolosi.

Na última quinta-feira (21/01), a jornalista, acompanhada da diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente e pesquisadora cemiterial, Clarissa Grassi, entregou um exemplar da obra ao prefeito Rafael Greca.

Ao elogiar a pesquisa, baseada no trabalho de visitas guiadas ao mais antigo cemitério curitibano, que completa 167 anos em 2021, Greca sugeriu que o livro seja transformado em um boletim da Casa Romário Martins, a ser distribuído em comemoração ao tombamento do Cemitério São Francisco de Paula, previsto ainda para o primeiro semestre.

VEJA TAMBÉM: Concerto virtual marca relançamento do livro histórico “Araucarilândia”

“A visão de que os cemitérios são livros de história provocou este belo trabalho de defesa de tese e conclusão de curso, uma pesquisa muito importante e que sublinha a originalidade do projeto cultural [visitas guiadas]”, avaliou o prefeito.

Foi para lidar com os seus medos de morte e de cemitérios e com o luto pela perda de uma grande amiga, que Larissa Nicolosi decidiu estudar os assuntos. Ao começar a frequentar as visitas guiadas no São Francisco de Paula, em 2016, passou também a acompanhar o trabalho da diretora Clarissa Grassi, personagem e fonte da sua pesquisa.

Para quem desejar ler, a obra está disponível em PDF na Biblioteca Digital da UFPR.

 


Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicações Recentes

Dia da Mulher movimenta mercado de palestras online

Jornalista Adriane Werner fará palestras com o tema “Comunicação é Poder”, mostrando que, ao desenvolver sua oratória, as mulheres...
- Advertisement -

Veja Também

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
1vbOJm4gRLHIeVVCT3VKjoSf3gUTH4wpm3RqkByOFLr5dpTNpnfG0zRzWqFtH2zDleb85kuSfcU8zHc5lgdOnw==