Protesto nas redes sociais fazem parte da #BlackOutTueday. No Brasil, também acontece o movimento #VidasNegrasImportam
Nesta terça-feira (09/06), diversas pessoas e instituições estão compartilhando imagens pretas nas redes sociais. Esse movimento que está acontecendo no Facebook e Instagram, principalmente, é o “The Show Must Be Paused”, criado por artistas internacionais para protestar contra a morte do norte-americano George Floyd, no 25 de maio de 2020, pelo policial Derek Chauvin, de Minneapolis, que se ajoelhou em seu pescoço. O protesto também se solidariza contra o racismo em todo o mundo. As publicações utilizam hashtags como #BlackLivesMatter, #BlackoutTuesday e #TheShowMustBePaused
O lema “Black Lives Matter”, aqui no Brasil “Vidas Negras Importam”, recebem um significado a mais: somos o país mais negro fora do continente africanos e mesmo assim – ou apesar disso – um negro morre a cada 23 minutos. Recentemente, há duas semanas, tivemos o exemplo do garoto carioca João Pedro, de 14 anos, que foi baleado dentro de sua casa.
Nós, do Curitiba de Graça, não poderíamos ficar calados neste dia dia de luto e de luta. O racismo é institucional. Na sociedade ainda são utilizadas palavras como “denegrir”- tornar negro – para se referir que algo perdeu o seu valor, termos como “negro de coração branco”, como se a cor da pele tivesse alguma relação com bondade ou caráter ou, simplesmente, pessoas atravessam a rua quando vêem um negro vindo em sua direção.
Mas, a luta e o combate à discriminação tem que ser todos os dias até que a cor da pele não seja motivo para se perder a vida.
O Curitiba de Graça se importa.
Vida Negras Importam.