Tambor Multiartes promove Masterclass de Roteiro na Cinemateca

O evento marca o lançamento do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2019

A Tambor Multiartes promove nos dias 15, 16 e 17 de março, uma Masterclass de Roteiro com Jessica Candal, roteirista e diretora curitibana, e Daniel Tavares, roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba.  A masterclass abordará os fundamentos de desenvolvimento de histórias, como estrutura, personagens, gêneros dramáticos, etapas de desenvolvimento, work-flow e processos criativos.

Os encontros serão na Cinemateca de Curitiba e a entrada será gratuita, mas é necessário fazer inscrição antecipada neste link, pois as vagas são limitadas.

O evento marca a abertura das inscrições do processo seletivo para o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – NPA, edição 2019, que promoverá encontros quinzenais com os orientadores para guiar roteiristas na escrita de  roteiros de séries e longas-metragens de ficção.  No final do processo, os projetos participantes do NPA serão apresentados em uma mostra aberta ao público com a presença de produtores locais e comunidade. As inscrições estarão abertas de 15 de março a 14 de abril no site da Tambor MultiArtes.

A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.

Conheça os ministrantes do Masterclass de Roteiro

Jessica Candal
Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Foi roteirista dos longas-metragens Horizonte, que venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema em 2014 e participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting em 2017; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente, está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, Bárbara na Cidade e Outras Histórias, além da cinebiografia A Rua é Nóiz, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

Também já atuou como diretora nos curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA, foi curadora do Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres e colaborou com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba e o festival COLORS: Cinema+diversidade.

Daniel Tavares
Daniel Tavares é roteirista graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. É professor no Centro Audiovisual Norte-Nordeste e Porto Iracema das Artes, no Brasil, e no Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV, em Cuba. Participou dos Núcleos Criativos Muiraquitã Filmes, Cinema Inflamável e Videofilmes, presta consultorias a profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtores e diretores do Brasil e da América Latina.

O roteirista também já foi coordenador da cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013,  participou como consultor do laboratório de desenvolvimento Nuevas Miradas, do  34o Festival de Cinema de Havana como coordenador  do I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, assim como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem nos editais regionais brasileiros Funcultura e FAC.