Filmes antigos e um contemporâneo entram no catálogo do streaming brasileiro, que disponibiliza filmes cult e de arte
De férias em casa e cansou das plataformas de streaming mais “famosas”? Uma outra opção é o serviço brasileiro Belas Artes À La Carte, mantido pelo Cinema Petra Belas Artes, de São Paulo. Como o próprio nome diz, possui um catálogo especializado em filmes cult e de arte escolhidos por uma curadoria especializada.
O plano mensal custa R$ 9,90, mas também existem alguns títulos que podem ser alugados sem a necessidade de assinar.
VEJA TAMBÉM: Cultura pelo Brasil: Premiado filme brasileiro “Macabro” estreia nas plataformas digitais
Todas as semanas, o catálogo da plataforma ganha novos filmes. A partir desta quinta (07/01), entram em cartaz opções de comédia, suspense, clássico e uma cinebiografia, estrelados por atores como Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau e Katharine Hepburn. Confira quais são os lançamentos:
CHARADA (Legendado)
EUA | 1963 | Colorido | Comédia
Direção: Stanley Donen
Elenco: Cary Grant, Audrey Hepburn e Walter Matthau
Classificação: 14 anos
Indicado ao Oscar 1964 de Melhor Canção Original (Henry Mancini e Johnny Mercer), esse filme, devido ao suspense, à presença de Cary Grant, à estrutura do roteiro e às frequentes reviravoltas da trama, muitas pessoas acreditam ser dirigido por Alfred Hitchcock, uma confusão que levou muitos fãs a chamá-lo de “o melhor filme de Hitchcock que Hitchcock jamais fez”.
Segundo Audrey Hepburn, a cena em que ela derrama sorvete no terno de Cary Grant foi inspirada em um acidente real, quando ela derramou vinho tinto no terno dele em um jantar.
AS QUATRO IRMÃS (Legendado)
EUA | 1933 | Preto e Branco | Drama
Direção: George Cukor
Elenco: Katharine Hepburn, Joan Bennett e Paul Lukas
Classificação: 14 anos
Após as versões silenciosas de 1917 e 1918, esta foi a terceira adaptação para o cinema do romance “Little Women”, de Louisa May Alcott, que teve ainda mais duas versões contemporâneas, em 1994 e 2019, com o título “Adoráveis Mulheres”. Katharine Hepburn pediu ao figurinista Walter Plunkett que copiasse um vestido que sua avó materna usava em uma antiga fotografia.
O filme foi vencedor do Oscar 1934 de Melhor Roteiro Adaptado, e do prêmio de Melhor Atriz para Katharine Hepburn no Festival de Veneza.
DALIDA (Legendado)
França | 2016 | Colorido | Drama/Cinebiografia
Direção: Lisa Azuelos
Elenco: Sveva Alviti, Riccardo Scamarcio e Jean-Paul Rouve
Classificação: 14 anos
Baseado na história verídica do aclamado ícone da música “Dalida”, nascida no Cairo, que ganhou fama nos anos 50, cantando em francês, espanhol, árabe, hebraico, alemão e italiano.
Inicialmente, o projeto foi anunciado em 2011 e seria dirigido por Mabrouk El Mechri, com Nadia Farès no papel-título, e filmagens programadas para começar em 2012 na França, Itália e Egito, mas acabou sendo adiado várias vezes, até que, em 2014, Lisa Azuelos assumiu a direção e decidiu escalar uma atriz desconhecida para o papel principal, e o Marrocos acabou substituindo o Egito durante a produção.
Este foi o segundo filme biográfico de Dalida após o telefilme “Dalida” (2005), dirigido por Joyce Buñuel, em que a estrela foi retratada por Sabrina Ferilli, a Ramona de “A Grande Beleza”.
PSICOSÍSSIMO (Legendado)
Itália | 1961 | Preto e Branco | Comédia
Direção: Steno
Elenco: Ugo Tognazzi, Raimondo Vianello e Edy Vessel
Esta comédia policial é uma paródia de “Psicose”, de Alfred Hitchcock. O diretor italiano Stefano Vanzina (1917–1988), que assinava com o pseudônimo Steno, realizou uma série de comédias populares, muitas vezes estreladas por Toto ou Bud Spencer. Além de diretor e roteirista, Steno também foi um talentoso cartunista.
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.