Solidariedade no frio: Saiba onde doar roupas e cobertores em Curitiba

Quer doar roupas e cobertores em Curitiba, mas não sabe onde? Listamos campanhas e ações que ocorrem nesta época

Camile Triska

Estamos no meio do inverno e para as pessoas que estão em vulnerabilidade social, uma situação que se agravou com a pandemia, as baixas temperaturas são mais um dos problemas. Para ajudar quem precisa, que tal doar roupas e cobertores? Apenas lembrando: sempre faça doações de itens em bom estado de uso.

Listamos algumas campanhas e ações que têm arrecadações nestes próximos dias e meses. Se você souber de mais alguma iniciativa, mande para nós pelo e-mail jornalismo@curitibadegraca.com.br para aumentarmos ainda mais esta lista. Vamos todos ajudar!

Onde há calor, há mais vida

Até o dia 27 de agosto, o Sesc PR, em parceria com outras instituições, realiza a 13ª edição da campanha do agasalho em todo o estado. Podem ser doados itens de vestuário, calçados e cobertores novos ou usados. Você encontra AQUI todos os endereços dos pontos de coleta.

Unimed Curitiba

A campanha anual do agasalho da Unimed recebe doações de roupas, como casacos, meias, luvas e gorros, além de calçados e cobertores. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 31 de agosto, e devem ser entregues em pacotes fechados ou sacos plásticos protegidos. AQUI tem a lista dos pontos de coleta.

Aquece Paraná

O governo estadual e a Superintendência Geral de Ação Solidária estão arrecadando roupas, calçados, cobertores, roupas de cama e outros itens em bom estado de uso. As doações podem ser feitas nos pontos de coleta montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros em todo o estado – os endereços das unidades podem ser encontrados no site www.bombeiros.pr.gov.br, ou pelo aplicativo Paraná Solidário.

Quem desejar doar usando o aplicativo, basta acessar a página www.aqueceparana.pr.gov.br, apontar a câmera do celular para o código QR Code que aparece na tela e fazer o download. Ao abrir a ferramenta, é preciso fazer um cadastro. Assim que fizer o login, o usuário é direcionado diretamente para as doações do Aquece Paraná, podendo escolher a categoria do produto a ser doado: agasalhos ou cobertores.

Os doadores devem descrever e adicionar fotos dos produtos e confirmar o envio. O aplicativo mostra então as instituições mais próximas que precisam daquela doação. O contato com a entidade para acertar os detalhes sobre a entrega é feito pela própria ferramenta, ficando sob responsabilidade da entidade ou do doador.

SOS Vila Torres

Você também pode doar roupas e cobertores para o Movimento SOS Vila Torres, que ajuda os moradores da comunidade no Parolin e também de outros bairros de Curitiba e região. Eles ainda arrecadam alimentos não perecíveis e produtos de higiene. As doações devem ser feitas na Capela Nossa Senhora Aparecida – Rua Guabirotuba, 770, na Vila Torres ou também é possível fazer contribuições financeiras. Saiba mais AQUI.

A Arquidiocese de Curitiba, que faz parte do movimento, também recebe doações na Paróquia Bom Jesus dos Perdões, localizada na Praça Rui Barbosa.

VEJA TAMBÉM: Plataforma inédita tem cursos gratuitos de empreendedorismo para imigrantes de países vizinhos

Doe Solidariedade

Realizada pela prefeitura de Curitiba, a campanha recebe doações de roupas masculinas e também alimentos não perecíveis. As doações ainda podem ser feitas nas Ruas da Cidadania e na administração regional da CIC, nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, onde também foi instalado um drive thru, e nas lojas dos supermercados Condor e Festval. Confira AQUI todos os endereços.

Periodicamente, ainda são realizadas arrecadações por drive-thru em diversos pontos da cidade. A divulgação das datas sempre é feita no site da prefeitura.

Associação Rede Solidária de Curitiba

O projeto de dez imobiliárias da cidade apoia financeiramente quatro instituições: Afece, FEPE, Lar dos Idosos Recanto Tarumã e Hospital Pequeno Príncipe. A renda é arrecadada por meio de bazares populares, realizados com doações da população.

A associação recebe roupas e calçados, mas também brinquedos, artigos de decoração, eletrodomésticos e móveis. As doações podem ser feitas na Avenida Nossa Senhora da Paz, 1.041 – Boqueirão, das 9h às 16h, de segunda a sexta. Mais informações pelo whatsapp (41) 99266-5857 ou pelo telefone (41) 3079-1790.

Bazar da Moda Solidária

Outro projeto que realiza bazares de doações para arrecadar dinheiro é o Bazar da Moda Solidária, do Instituto Beija-Flor (IBF), que ajuda cerca de 75 crianças e adolescentes. Eles acabaram de ganhar um espaço no Alto da XV Mall, onde a população pode doar roupas, calçados e brinquedos para crianças e adolescentes.

O Alto da XV Mall fica  Rua Camões, 601 – Alto da XV. Informações sobre horários de funcionamento, que podem ser alterados conforme decretos vigentes na cidade, estão sempre disponíveis no Facebook e Instagram e no site www.altodaxvmall.com.br.

A Boa Loja

O Shopping Curitiba também incentiva as doações por meio do projeto A Boa Loja, um espaço instalado no piso L1, próximo à loja Tok Stok, onde podem ser doados roupas, calçados, livros e brinquedos.

O endereço do shopping é Rua Brigadeiro Franco, 2.300 – Batel. Informações sobre horários de funcionamento, que podem ser alterados conforme decretos vigentes na cidade, estão sempre disponíveis no Facebook, no Instagram e no site www.shoppingcuritiba.com.br.

Juntos para o Bem

Outro shopping que está ajudando a recolher roupas e cobertores é o Jockey Plaza. A ação faz parte do projeto Juntos para o Bem, lançado em março de 2020, no começo da pandemia da Covid-19.

As doações podem ser feitas até o final do inverno. Um dos pontos de coleta fica dentro do shopping, próximo ao acesso B (saída estacionamento externo) e o outro externamente,  em caixas posicionadas em frente ao acesso C, utilizando o acesso ao desembarque de passageiros para deixar as doações.

Todos os itens arrecadados serão destinados à Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba (FAS) e direcionadas para famílias de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), como idosos ou pessoas com deficiência.

O endereço é Rua Konrad Adenauer, 370 – Tarumã. Informações sobre horários de funcionamento, que podem ser alterados conforme decretos vigentes na cidade, estão sempre disponíveis no Facebook, no Instagram e no site www.jockeyplaza.com.br.

Estação do Bem

A ação solidária promovida pelo Shopping Estação nos últimos meses continua com as arrecadações de roupas, além de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, livros e até brinquedos. Contudo, a cada mês as doações são destinadas a diferentes instituições, que tem diferentes necessidades. Para saber os itens mais requisitados em agosto, basta entrar em contato pelo whatsapp (41) 98739-1485.

O ponto de coleta está localizado no Piso 1. O Shopping Estação fica na Avenida Sete de Setembro, 2.775 – Rebouças. Informações sobre horários de funcionamento, que podem ser alterados conforme decretos vigentes na cidade, estão sempre disponíveis no site www.shoppingestacao.com.br, no Facebook e no Instagram.

Provopar Estadual

As doações de roupas e cobertores feitas para a campanha do agasalho do Provopar Estadual são destinadas, especialmente, aos moradores de municípios de baixo IDH, localizados nas regiões mais frias do estado, o chamado “corredor do frio”.

Os locais de arrecadação estão listados AQUI. Ainda é possível realizar doações em dinheiro por meio do PIX ou transferência bancária.

Pequeno Cotolengo do Paraná

A organização que oferece assistência para 230 pessoas com deficiências múltiplas está promovendo uma campanha até o dia 21 de agosto. Você pode doar roupas de inverno, além de leite integral, adoçante líquido, suco e farinha láctea.

Todas as doações podem ser feitas na sede do Pequeno Cotolengo do Paraná, localizada na Rua José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido, em todos os dias das semana, das 7h às 19h.

 

Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.