Série Modern Family, filmes, livros e museu on-line nas dicas do Pausa Dramática

Filmes sobre mães, museu on-line, série Modern Family chegando à Netflix e outras dicas do Pausa Dramática para você curtir nesta semana

modern family
A série Modern Family acaba de chegar à Netflix. Foto: Reprodução

Por Flávio Jayme
DICAS DE MÚSICA
Esta semana perdemos dois ícones da música negra americana.
No sábado, dia 09, o cantor Little Richard faleceu aos 87 anos por conta de um câncer nos ossos.
Little Richards
Cantor Little Richards, que faleceu neste último sábado (09/05). Foto: Reprodução

Richard é considerado um dos criadores do rock n’ roll. Ele foi responsável por hits como “Tutti Frutti”, “Long Tall Sally”, “Rip It Up” , “Lucille”, “Good Golly Miss Molly”, entre outros. O músico se autoproclamava como “o arquiteto do rock”. Foi também de sua autoria uma das mais conhecidas expressões do rock ‘n’ roll: “A-wop-bop-a-loo-lop-a-lop-bam-boom!”.
Ao longo da carreira, vendeu mais de 30 milhões de discos em todo o mundo e realizou uma série de gravações que ajudaram a estabelecer o rock’n’roll. Little Richard influenciou uma série de bandas e artistas como Beatles, Otis Redding, Creedence Clearwater Revival e David Bowie.
Betty Wright
Betty Wright, primeira artista mulher a lançar sua própria produtora, faleceu no último domingo (10/05). Foto: Reprodução

No domingo, foi a vez de perdermos Betty Wright, ícone do R&B e soul, aos 66 anos. Em mais de quatro décadas, Wright emplacou 20 canções no Top 40 do ranking da Billboard no gênero R&B, entre eles ‘No Pain No Gain’, ‘Tonight is the Night’ e ‘Baby’, de 2007. Ao longo da carreira, passeou entre os gêneros soul, disco e funk.
Betty foi a primeira artista mulher a lançar sua própria produtora, a Miss B Records, na década de 1980. E trabalhou com outros nomes de peso, como Stevie Wonder, Alice Cooper, Jennifer Lopez, Bob Marley e Gloria Estefan. A cantora também sofria de câncer.
DICAS DE FILME
Erin Brockovich
A atriz Julia Roberts no filme Erin Brockovich. Foto: Reprodução

Dia das mães
Ontem comemoramos o dia das mães e claro que o Pausa Dramática não poderia deixar a data passar em branco. Preparamos no site uma lista com 15 filmes que trazem mães poderosas em suas histórias. Longas como Minhas Mães e Meu Pai, Erin Brockovich, Tudo Sobre Minha Mãe e Um Sonho Possível, todos com passagem pelo Oscar. Confere a lista AQUI.
DICA DE SÉRIE
Já que estamos falando de mães, uma das melhores séries de todos os tempos sobre relações familiares acaba de chegar na Netflix: Modern Family. A saga da família Pritchett, que encerrou seu 11º e último ano no final de abril, é daquelas histórias que faz rir e chorar ao mesmo tempo. Disponível na Netflix até a sexta temporada.
DICA DE LIVRO
Ontem também perdemos um dos maiores nomes da literatura brasileira: o escritor Sérgio Sant’Anna, morreu na madrugada deste domingo (10) aos 78 anos vítima do novo coronavírus, transitou por diversos gêneros literários, mas foi reconhecido sobretudo como um renovador do conto nacional.
Conheça cinco livros do autor para ler (todos estão disponíveis nas melhores lojas digitais): Um Crime Delicado, O Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro, O Homem-Mulher, O Livro de Praga e O Voo da Madrugada.
DICA DE INTERNET
Museu Ghibli
Museu Ghibli abriu um canal no YouTube com diários em vídeo. Foto: Divulgação

Museus do Studio Ghibli
Após encerrar a venda de ingressos em fevereiro e adiar sua reabertura para (por enquanto) 31 de julho, o Museu Ghibli abriu um canal no YouTube com diários em vídeo feito por sua equipe. Desde o dia 14 de abril, toda semana são postadas imagens mostrando detalhes do exterior e interior do museu.
Pode parecer pouco, mas o Studio Ghibli é conhecido por ter um cuidado extremo em relação a suas obras. O próprio museu funciona em horários reduzidos e restringe muito o acesso a ingressos, que esgotam rapidamente — além de ter uma política bem rígida com relação a fotos e vídeos. Os visitantes são totalmente proibidos de fazer qualquer tipo de registro no interior do local. Ou seja, esses vídeos valem peso de ouro para o fãs do estúdio. Principalmente das obras dos mestres Hayao Miyazaki e Isao Takahata, autores de filmes que se transformaram na marca registrada do Ghibli, como Meu Amigo Totoro (1988), A Viagem de Chihiro (2001), O Conto da Princesa Kaguya (2013), entre muitos outros.
A página publica um vídeo novo toda semana, sempre às quintas-feiras. E, com exceção de O Túmulo dos Vagalumes (1988), todas as outras animações do Studio Ghibli estão disponíveis no catálogo da Netflix.

#LIVENTREVISTA

live entrevista pausa dramática
Hoje estreia no Instagram do @pausadramatica o #LIVENTREVISTA, com entrevistas ao vivo via lives. Na estreia, eu entrevisto Diana Boccara e Leo Longo, criadores do projeto Couple of Things que vão falar da arte de fazer clipes e da vida nômade que levam pelo mundo.
A partir das 19h, ao vivo, no Instagram do @pausadramatica.
Ônibus da cultura
O projeto Ônibus da Cultura criou uma programação de conteúdos gratuitos online, abrangendo artes plásticas, arqueologia, história, paleontologia e música os vídeos já estão disponíveis pelas redes sociais, Instagram, Facebook e pelo Youtube do Solar do Rosário. Uma das atrações mais esperadas é o concerto da orquestra Ladies Ensemble apresentando a 5° sinfonia de Mozart, que está disponível no IGTV.
Na quinta-feira, a coordenadora do projeto Ônibus da Cultura estará na #LIVENTREVISTA do Pausa Dramática, falando sobre os rumos e adaptações da empreitada, ao vivo a partir das 19h.
 
flávioA coluna Pausa Dramática é uma iniciativa do jornalista Flávio Jayme (do site Pausa Dramática) em forma de grupo no Whatsapp, onde jornalistas oferecem diariamente dicas de conteúdo cultural para quem está em casa na quarentena.
Para participar do grupo é só clicar no link: bit.ly/CTBACULTURA

curitiba de graca
curitiba de gracahttps://curitibadegraca.com.br
O portal Curitiba de Graça vem colaborar para que os moradores da capital e turistas possam aproveitar os eventos gratuitos (ou não!) que acontecem em Curitiba e Região Metropolitana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Bairro Black celebra o Dia Consciência Negra com evento cultural gratuito no Portão Cultural

Em homenagem ao Dia Consciência Negra, o Bairro Black promove evento gratuito em Curitiba com música, dança e contação de histórias. Realizado pelo MUV - Movimento Uniformemente Variado, o evento traz programação diversificada e aberta ao público no dia 3 de novembro, no Portão Cultural.

Você pode gostar de:

spot_img