Série de e-book gratuitos conta um pouco do passado e presente de Curitiba

Histórias das Ruas da Cidadania, pontos turísticos, bairros e centro histórico estão entre os temas abordados

O programa Linhas do Conhecimento, que desenvolve propostas pedagógicas, culturais e lúdicas, acaba de lançar uma série de e-books gratuitos sobre a história de Curitiba.
O primeiro volume, dedicado às Ruas da Cidadania, já está disponível na página da Secretaria Municipal da Educação. A publicação aborda, de modo simples e objetivo, a concepção desses espaços para os cidadãos curitibanos, além de apresentar sua história, estrutura e serviços disponíveis.
Acesse aqui o primeiro e-book
As próximas edições abordarão os núcleos regionais e os bairros, pontos turísticos, parques e bosques, centro histórico e museus. As datas de lançamento ainda não foram divulgadas.
“Os e-books estão alinhados às metas do plano de governo e permitem que todos tenham acesso a um material rico com detalhes sobre a história da cidade”, afirma a professora Fabrícia Bordignon, da equipe do programa Linhas do Conhecimento.
A série especial dos livros digitais busca fortalecer a consciência urbana, envolver professores e estudantes em práticas de exploração e conhecimento de Curitiba, além de realizar atividades on-line que envolvem diferentes espaços da cidade.
“O Linhas do Conhecimento favorece esse olhar para a cidade, o sentimento de pertença, o protagonismo das nossas crianças e estudantes para colaborar na construção de uma cidade cada vez melhor para todos”, destaca Maria Sílvia Bacila, secretária municipal da Educação.

Atividades remotas

Até o início de 2020, antes da pandemia da covid-19, o Linhas do Conhecimento havia totalizado 171 mil participações presenciais de estudantes e de cerca de 16 mil professores desde sua criação, em 2017.

VEJA TAMBÉM: Narrativas Gráficas Curitibanas: História de charges e quadrinhos é retratada em livro

Com o isolamento e a necessidade de ensino remoto, as propostas são disponibilizadas em videoaulas da TV Escola Curitiba, mas também podem ser acessadas no site da Secretaria da Educação, na aba do programa. Já às segundas-feiras, são publicados materiais exclusivos do programa no Facebook da Secretaria de Educação.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.