Semeando amor: Projeto envia mensagens gratuitas a quem perdeu entes queridos

Grupo Semeando Amor grava vídeos gratuitos para quem deseja levar afeto a alguém que perdeu um familiar ou amigo

Camile Triska
Mais de meio milhão de pessoas perderam a batalha contra a covid-19. Quem tem algum familiar ou amigo que se foi, sabe como é difícil lidar com o sofrimento. Para levar um um pouco de afeto a quem está de luto, os integrantes do grupo de palhaçaria Semeando Amor decidiram fazer mais uma edição do Plantãonildo, projeto em que gravam mensagens em vídeos e enviam de maneira gratuita pelo whatsapp.
Se nas outras edições, as mensagens eram feitas para animar e dar esperança durante esse período, desta vez é para proporcionar um pouco de amor. “Perder quem amamos é uma dor inexplicável, um vazio. Neste momento em que muitas famílias estão enfrentando tantas perdas, não estamos aqui para dizer que essa dor vai passar, afinal, eu sei bem o que é perder quem ama. Nós estamos aqui para levar todo o nosso carinho por uma mensagem feita com muito cuidado para um momento delicado como esse”, explica  Letícia Witzki Morona, fundadora do grupo de palhaçaria Semeando Amor.
Qualquer pessoa pode solicitar um vídeo para ser enviado a um amigo ou familiar. Os pedidos podem ser feitos até o dia 12 de julho por meio DESTE FORMULÁRIO.
A ideia de realizar um Plantãonildo voltado ao luto surgiu por meio de um amigo dos integrantes do grupo. Mesmo com a última edição do projeto encerrada, ele perguntou se não era possível fazer uma mensagem para um outro amigo que havia perdido o pai.

VEJA TAMBÉM: Solidariedade no frio: Saiba onde doar roupas e cobertores em Curitiba

“Ficamos meio sem saber como falar, pela situação ser delicada e sabemos que não há palavras que possam confortar, mas um gesto de afeto neste momento de dor faz muita diferença. O vídeo foi feito com muito carinho e cuidado pelo palhaço Pipoco”, lembra Letícia. “Quando a pessoa recebeu o vídeo, ficou muito emocionada e solicitou outro para sua irmã. Com isso, surgiu a ideia de realizar algo voltado às pessoas que estão enfrentando o luto neste momento”, complementa.

Das instituições para as telas

O projeto, que teve edições em abril de 2020 e fevereiro de 2021, foi uma maneira do grupo continuar “semeando o amor” depois que as intervenções artísticas, que realizavam no Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Cajuru, Hospital São José e em uma casa de acolhimento infantil, foram suspensas.
“A gente ama este trabalho e os voluntários são muito dedicados. A gente entende a importância do nosso trabalho, que vai além da questão de ser divertido do palhaço, é a questão de ser humano, de se importar com o outro”, observa a fundadora do grupo.
Para saber mais sobre o grupo Semeando o Amor, basta acessar o site gruposemeandoamor.com.br, o Instagram, o Facebook ou o YouTube.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.