Semana Nacional do Choro tem intensa programação no Conservatório de MPB

//Semana Nacional do Choro tem intensa programação no Conservatório de MPB

Semana Nacional do Choro contará com workshops e apresentações especiais no Conservatório de MPB

Semana Nacional do Choro terá workshop, a tradicional roda com convidados especiais e apresentações especiais. Foto: Cido Marques

Amantes do ‘chorinho’ não podem deixar de aproveitar a Semana Nacional do Choro do Conservatório de MPB de Curitiba, que acontece de 23 a 28 de abril. A programação contará com workshop, a tradicional roda com convidados especiais e apresentações relembrando os principais compositores que marcaram o estilo da música brasileira.

A abertura acontece na segunda-feira, 23 de abril, às 20h, com um encontro especial entre grupos do Conservatório. A Orquestra à Base de Corda e a Orquestra à Base de Sopro sobem ao palco da Praça Jacob do Bandolim, comemorando o Dia Nacional do Choro e os 20 anos dos grupos dedicados à Música Popular Brasileira.

No repertório serão executadas obras de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim, que em 2018 completaria 100 anos. Desde 2002, que os grupos artísticos não trabalhavam juntos, comentou o regente do concerto e da Orquestra à Base de Sopro, Sérgio Albach. “Os motivos são especiais e merecem esse destaque”, afirmou.

“Os nossos trabalhos acabaram ocorrendo paralelamente. Por pertencer à mesma casa, nossa filosofia de trabalho e de pesquisa é parecida. Temos repertórios que se assemelham”, comentou o regente da Orquestra à Base de Corda, João Egashira. “As Orquestras se encaixaram muito bem nesse repertório”, disse.

A programação da Semana Nacional de Choro continua com o bandolinista carioca Deo Rian, que estará em Curitiba para um bate-papo e concertos com a Orquestra à Base de Corda. A partir do tema “O legado de Jacob do Bandolim”, Rian ministra um workshop gratuito, na quarta-feira, 25 de abril, às 19h. Entre os conteúdos apresentados estarão o domínio técnico e a interpretação sensível do estilo.

A tradicional Roda de Choro será na quinta-feira, 26 de abril, às 17h, com participação de um principais grupos de choro da região, o Conjunto Choro e Seresta. O Choro e Seresta, e outros convidados fazem uma homenagem ao centenário de dois grandes mestres: Jacob do Bandolim e Dino 7 cordas.

Todos os eventos acontecem no Conservatório de MPB de Curitiba, na Rua Mateus Leme, 66, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.

SERVIÇO: Semana Nacional do Choro
Orquestra à Base de Corda e Orquestra à Base de Sopro
Data: 23 de abril
Horário: 20h
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Pça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66)
Entrada gratuita

Bate-papo Deo Rian – bandolinista Rio de Janeiro: O legado de Jacob do Bandolim
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Pça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66)
Entrada gratuita

Roda de Choro especial com Conjunto Choro e Seresta
Data: 26 de abril
Horário: 17h
Local: Conservatório de MPB de Curitiba – Pça Jacob do Bandolim (Rua Mateus Leme, 66)
Entrada gratuita

 

2018-04-23T08:49:38+00:00 23 abril - 2018 |0 Comentários

Deixe uma resposta