A programação traz exposições, ações culturais, seminário, feira de afroempreendedorismo e celebração religiosa em eventos presenciais e on-line
Em novembro, é comemorado o Mês da Consciência Negra em alusão ao dia 20, que marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695 e simboliza a luta dos negros contra a escravidão e todas as formas de discriminação.
Para celebrar a cultura afrobrasileira, a igualdade racial e discutir ações de combate ao racismo e ao preconceito, acontece até o dia 22 de novembro a Semana da Consciência Negra 2020, que promoverá exposições, ações culturais, seminário, feira de afroempreendedorismo e celebração religiosa.
Por causa da pandemia da covid-19, parte da programação será feita em plataformas digitais. Os eventos presenciais seguirão as normas da saúde de distanciamento social, sem aglomerações, uso de máscara e disponibilização de álcool gel para o público.
A programação, realizada pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura de Curitiba, começa nesta segunda-feira (16/11) com a exposição de fotos Capoeira, na Rua da Cidadania da Matriz. A mostra pode ser vista das 9h às 17h, até o dia 29 de novembro.
VEJA TAMBÉM: Os Bocas Negras do Colorado: participação, solidariedade e resistência na história do Carnaval paranaense
No coreto digital do Passeio Público será feita a apresentação do livro “Presença Negra em Curitiba”. As imagens do livro serão exibidas de hora em hora, das 9h às 17h, até 21 de novembro.
Já nos dias 19 e 20, acontecerá I Seminário Curitiba Consciente – Políticas Públicas de Enfrentamento ao Racismo e Ações Afirmativas, pela plataforma digital Stream Yard, das 9h às 11h, com transmissão pelo Facebook do Instituto Afro, promovida pelo Conselho Municipal de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper).
No dia 21, haverá uma missa às 16h30 na Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito (Rua Trajano Reis, 14 – São Francisco), com transmissão ao vivo pelo Facebook da Pastoral Afro Brasileira de Curitiba e Região.
Afroempreendedorismo
A Semana da Consciência Negra 2020 ainda terá a Feira Afroemprempreenderores com exposição de produtos pelo Instagram do Instituto Afro. Já no Facebook, no dia 22, das 14h às 18h, haverá apresentações culturais e shows com os seguintes artistas:
- Grupo Canjão – 14h
- Serrana Flor – 14h30
- Adilto Black – 15h
- Léo Fé – 15h20
- Christian Guibor – 15h40
- Felipe Barão – 16h
- Ciro Moraes – 16h20
- Janine Matias – 16h40
- Pretinhosidade – 17h
- Operários Dub – 17h30