Sem data para realização do vestibular, Sisu é uma alternativa para ingressar na UFPR

Inscrições para o Sisu iniciam nesta terça-feira (06/04) e somente na UFPR serão 1.227 vagas em diversas cidades

Nesta terça-feira (06/04), inicia o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior, Federais e Estaduais, disponibilizam vagas para os candidatos interessados.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), um dos grandes objetivos dos estudantes do estado e até do Brasil, são  1.227 vagas pelo Sisu 2021 em diversos cursos nas cidades de Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Jandaia do Sul, Toledo e Palotina. Os que mais ofertam vagas neste ano, por meio do sistema, são Medicina (38), Engenharia Civil (33) e Agronomia (26), todos na capital paranaense.
Para o professor do Curso e Colégio Acesso, Pedro Adriano Brandalize, a oportunidade deve ser abraçada pelos estudantes . “Os nossos alunos, de um modo geral, mantiveram o foco nos estudos e, mesmo com as aulas online e enfrentando as mais diversas dificuldades, lutaram bravamente em busca do objetivo maior de conseguir passar no vestibular. Importante observar que, com o adiamento das datas de provas do vestibular, o Sisu é uma excelente oportunidade de ingresso na UFPR”, diz.
O processo de seleção, que também tem vagas para outras universidade, é somente até o dia 9 de abril, no site sisu.mec.gov.br. “É conveniente que os candidatos fiquem atentos às datas e não deixem para a última hora. O sistema é todo on-line e pode apresentar inconsistência devido às oscilações da internet e outras tecnologias”, aconselha Brandalize.
Pode se inscrever no Sisu candidatos que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, mas que não tenham  zerado na redação. Aqueles candidatos que obtiverem as melhores notas e, consequentemente, com melhor classificação, serão selecionados.
O estudante Murilo Sales Silveira, vestibulando de medicina, é um que irá aproveitar a a chance proporcionada pelo Sisu. “Minha rotina foi alterada algumas vezes devido aos adiamentos das provas. Infelizmente essa realidade foi prejudicial ao cronograma de estudos. Com a abertura do Sisu, farei minha inscrição como candidato ao curso de medicina”, conta.

VEJA TAMBÉM: Itaú Social abre inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

A matrícula dos selecionados em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 14 e 19 de abril. Existe a possibilidade de  participar da lista de espera, caso não tenha sido selecionado na primeira chamada. Nesse caso, a manifestação do candidato deverá ser feita entre os dias 13 de abril e 19 de abril. A consulta aos convocados da lista de espera deve acontecer a partir do dia 23 de abril.

Vestibular sem data marcada

A pandemia afetou diretamente a rotina dos vestibulandos, com diversos adiamentos das provas, muitas que ainda estão sem data marcada, como no casa da UFPR.
Mesmo sem data confirmada, Brandalize conta que o vestibular tradicional da UFPR irá acontecer, por isso, os estudantes devem manter o foco. “Manter a cabeça nos estudos, retomando os pontos principais de cada disciplina, é fundamental nesse momento. Estudar em casa ou matricular-se no pré-vestibular, de seu agrado e confiança, é uma sugestão que merece ser tratada com seriedade. O que não recomendo é o aluno ficar aguardando novas datas para depois pensar o que fazer. Insisto na necessidade de continuar estudando e aprimorando cada vez mais os seus conhecimentos”, aconselha.
Segundo Murilo, manter o foco em alguns dias é difícil, mas não dá para abandonar a rotina de estudos. “No meu caso, assisto as aulas diariamente, onde eu tenho um contato maior com os professores para tirar dúvidas, também resolvo questões e escrevo redações semanalmente, já os simulados realizo nos finais de semana. Acredito que manter uma rotina é ideal nesse momento. Terão dias que será difícil manter o foco, mas temos que seguir firmes no nosso objetivo, não podendo esquecer de tirar um momento para si mesmo, por exemplo, assistir um filme para desconectar e descansar”.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.