Ross & Rach: Videoclipe de cantora brasileira é inspirado na série “Friends”

Nova música de Laura Rizzotto, radicada em Los Angeles, explora os desgastes de um relacionamento amoroso

A série “Friends” ficou marcada pelas idas e vindas de relacionamentos amorosos, como o protagonizado pelos personagens Ross e Rach. A cantora e compositora brasileira Laura Rizzotto, radicada em Los Angeles, explora esse tema, presente em muitas dinâmicas amorosas, para contar a sua própria história, e nos dá um gostinho dos anos 90 com a sua nova música de trabalho, “Ross & Rach”.
Ross e Rachel representam o casal “iô iô” que retoma o namoro diversas vezes e, no fim das contas, acabam juntos. A compositora, porém, diz que a sua aventura amorosa foi mais parecida com a dos personagens Mônica e Richard: um romance que não sobreviveu às desgastantes idas e vindas.
“A música é autobiográfica e fala de relacionamentos disfuncionais. No refrão, a letra menciona romances icônicos, que representam padrões fortemente registrados na memória social de várias gerações. A narrativa de Ross e Rachel, assim como a de Monica e Richard, nos ajudam a processar e entender melhor a complexidade de nossas próprias experiências afetivas, que podem ter um final feliz… ou não”, diz a cantora.
No clipe, a garçonete loira representa uma mulher saturada das oscilações de um romance em fase terminal, pronta para se libertar e seguir em frente. Já a personagem morena retrata a vulnerabilidade de quem ainda sofre com o recente desfecho de uma relação complicada. O luto emocional do fim de sua história de amor é sintetizado na última dança do casal e quando ela fuma o charuto do ex.

Carolina, irmã da cantora, participa do videoclipe. Foto: Divulgação

Laura e sua irmã, Carolina Rizzotto, que dirigiu e coproduziu o clipe, inseriram pistas no cenário como piadas internas, e criaram um desafio divertido para o público brasileiro: onde está escondida a bandeira do Brasil?
“Como diretora, a minha intenção foi contar a história desta canção original utilizando referências da cultura popular. Isso permite que o espectador se conecte com a mensagem da música mais facilmente”, diz Carolina. “As duas protagonistas do clipe enfrentam relacionamentos complicados, que parecem não ter futuro. Sentem a mesma frustração, mas lidam com o sentimento de forma totalmente diversa. Quando temos o coração partido, é normal passar por diferentes fases, e o clipe retrata essa jornada de superação.”

VEJA TAMBÉM: Reafirmação da autonomia feminina é refletida em novo single de Laura Petit

Para finalizar, Laura comenta: “O engraçado é que gravamos parte do videoclipe em uma cafeteria que frequentamos em Los Angeles, cuja decoração é toda inspirada em Nova York. Carolina e eu sempre brincávamos que o local tinha se tornado o nosso Central Perk particular… e não é que estávamos certas?”
Assista ao videoclipe de “Ross & Rach”
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=LGYvUa6bHuM” sticky_pos=”top-left” loop=”no” muted=”no” /]

Quem é Laura Rizzotto

Laura Rizzotto é cantora e compositora brasileira-letã, radicada em Los Angeles, na Califórnia. Ela lançou o seu primeiro álbum autoral, “Made in Rio”, aos 17 anos, com a Universal Music Brasil. Logo depois, ganhou bolsa para estudar na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. A artista decidiu seguir a rota independente e em seguida lançou seu segundo álbum “Reason to Stay” e o EP “Ruby”. Concluiu o bacharelado em música em CalArts e seu mestrado em Educação Musical na Columbia University, em Nova York, aos 22 anos.
A cantora já compartilhou o palco com artistas como Demi Lovato, Colbie Caillat e Rosanne Cash. Laura também colaborou com o maestro e vencedor de múltiplos Grammy Awards Eumir Deodato, e trabalhou como vocal coach de Jennifer Lopez em dois projetos, sendo um deles um dueto que J-lo gravou com Roberto Carlos.

Foto: Divulgação

A artista tem dupla nacionalidade e representou a Letônia, em 2018, no maior festival de música do mundo, a Eurovisão, onde apresentou a canção autoral “Funny Girl”, para uma audiência de cerca de 200 milhões de telespectadores.
Em 2019, Laura fez história com o lançamento do single autoral “One More Night” em forma de holograma, no aplicativo Metastage, tornando-se a primeira artista a lançar música inédita com performance volumétrica.
Em 2020, Laura Rizzotto se tornou membro votante da Recording Academy, conhecida pelos Grammy Awards norte-americanos.
Mais informações no site www.laurarizzotto.com, no Instagram, Facebook, Twitter e Spotify.
 
Você sabia que o Curitiba de Graça é um veículo feito por jornalistas e é independente? Para continuarmos fazendo nosso trabalho de difusão da cultura precisamos do seu apoio. Veja como colaborar AQUI.