Mostra de Cinema Árabe Feminino apresenta quatro filmes inéditos

Até o dia 8 de junho, público pode assistir gratuitamente na internet a sete filmes dirigidos por mulheres árabes

A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil, apresenta gratuitamente sete filmes até o dia 8 de junho, sendo quatro deles inéditos no Brasil. Todos podem ser assistidos pelo site www.cinemaarabefeminino.com.
No domingo (06/06) ainda haverá dois debate virtuais, com transmissão pelo site. O primeiro, às 13h, terá a diretora Marwa Zein, de “Impedimento em Cartum”, um dos filmes da programação, que mostra a história de algumas jovens determinadas a jogar futebol profissionalmente, desafiando a proibição imposta pelo governo militar islâmico do Sudão.

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Já às 16h, a conversa será Nadine Salib, diretora de “Mãe Daquele Não Nascido”, longa-metragem inédito no Brasil, que faz parte da mostra. O filme narra a trajetória de Hanan, uma mulher que mora no Egito e deseja ter um filho, mas é infértil. Hanan hesita entre um sonho que lentamente escapa e a luta por encontrar um lugar onde ela pertença de fato. Enquanto tudo ao seu redor gira ao redor de fertilidade e mortalidade, ela devaneia sobre como dar significado ao tempo que tem.

“Quem Tem Medo de Ideologia?”, de Marwa Arsanios, aborda três grupos de mulheres em regiões de guerra. Foto: Divulgação

Os outros longas-metragens inéditos são “Na Seca”, de Remi Itani, que mostra uma corretora que preenche os vazios entre suas experiências privadas em uma série de apartamentos vazios e na vida que ela segue em público, “O Projeto Adam Basma”, de Leila Basma, uma homenagem da diretora ao tio, que deixou o Líbano quando era adolescente para se tornar dançarino do ventre, além de “Shahmaran”, de Elodie Baldwin, é sobre uma criatura mítica metade serpente, metade mulher, um mito do Oriente Médio com muitas versões contadas ao longo dos séculos. No filme, a diretora cria sua versão da história enquanto explora o tema da feminilidade monstruosa.
A programação ainda tem a exibição de “Parentes Selvagens”, de Jumana Manna, mostrando uma realidade bem abaixo da terra, abaixo do pergelissolo do Ártico, onde sementes de todo o planeta são estocadas no Svalbard Global Seed Vault para garantir um “backup” caso algum desastre aconteça, além de “Quem Tem Medo de Ideologia?”, de Marwa Arsanios, que aborda três grupos de mulheres em regiões de guerra, com seus saberes tradicionais e modos de intervenção no mundo: o movimento autônomo de mulheres curdas; uma comunidade exclusivamente feminina na Síria; e refugiados em uma cooperativa libanesa.
 
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